Quinta, 12 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

MOBILIDADE

34 vagas de estacionamento são criadas em Mongaguá para dinamizar o trânsito no Centro

Motoristas devem ficar atentos também aos locais onde a parada e estacionamento é proibida

Da Redação

23/11/2025 - domingo às 09h00

O notável aumento da circulação de veículos pela região central de Mongaguá e a proximidade da temporada de Verão – fator que impulsionará esse cenário – fizeram com que a equipe do Semutran (Serviço Municipal de Trânsito) pensasse em alternativas viáveis para conciliar a fluidez no tráfego, a segurança viária e o bem-estar coletivo. Desta forma, algumas alterações começaram a valer nessa quinta-feira (20/11).

 

A Avenida Governador Mario Covas Jr. (avenida da praia) no entorno da Praça de Eventos Dudu Samba ganhou 22 vagas de estacionamento, compreendendo o trecho entre a Igreja Matriz e os prédios residenciais, sentido Centro-Vera Cruz.

 

Já na próxima semana, após o feriado prolongado, a Rua Padre Anchieta terá mudança no sentido de mão em toda a extensão, tornando-se alternativa para o motorista que vem da avenida da praia em direção à Prefeitura, ao Hospital Municipal ou que deseja sair da cidade. 

 

O condutor deverá ingressar na Rua Capitão Balduíno e virar à direita na via, de forma a não sobrecarregar a Avenida São Paulo. Ele até pegará a Avenida São Paulo novamente, porém num trecho já próximo à saída da cidade e depois de distribuir o trânsito em uma avenida larga, como é o caso da Adhemar de Barros, próximo ao hospital.

 

A Rua Iolanda Ferrigno também sofrerá alterações positivas. Igualmente haverá mudança no sentido de mão, no trecho entre a Avenida São Paulo e a Rua Hermenegildo Barbosa, e alteração do estacionamento neste local para o lado direito da via, ampliando das três atuais vagas para sete. 

 

Com isso, o motorista que trafega pela Avenida São Paulo, sentido Centro-Vera Cruz, e deseja chegar à Avenida Marina – corredor comercial de Mongaguá –, não precisará se deparar com a região da rotatória da Avenida Getúlio Vargas, que, com a temporada, deverá ficar sobrecarregada. 

 

Ele adentrará na Rua Iolanda Ferrigno, virará na Rua Hermenegildo Barbosa, pegará a Avenida Getúlio Vargas em um pequeno trecho e conseguirá ingressar na Avenida Marina. Ainda na Rua Iolanda Ferrigno, no trecho entre a avenida da praia e a Avenida São Paulo, haverá reconfiguração das vagas a 30 graus, gerando nove novos lugares. Ao todo, passarão de 27 para 39 locais de estacionamento.

 

"O Centro é o coração da cidade. Concentra bancos, lojas e serviços que atraem público em demasia. Por si só já demanda um plano viário estratégico. Somado a isso, notadamente o município cresceu e a infraestrutura urbana não conseguiu acompanhar essa evolução, saturando algumas vias, especialmente as estreitas. E, por fim, temos o advento da temporada, que multiplicará a circulação de pessoas e veículos. Entendemos que estas alternativas estudadas surtirão efeitos positivos em benefício a todos", comentou o gestor do Semutran, Francisco Xavier.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarujá apresenta queda nos índices de criminalidade no mês de janeiro

FESTEJOS

Santos espera mais de 400 mil turistas no feriado de Carnaval

SÃO VICENTE

Hospital Dr. Olavo Hourneaux de Moura procura familiares de paciente

2
Entre em nosso grupo