Domingo, 23 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,11

Santos

22ºC

MOBILIDADE

34 vagas de estacionamento são criadas em Mongaguá para dinamizar o trânsito no Centro

Motoristas devem ficar atentos também aos locais onde a parada e estacionamento é proibida

Da Redação

23/11/2025 - domingo às 09h00

O notável aumento da circulação de veículos pela região central de Mongaguá e a proximidade da temporada de Verão – fator que impulsionará esse cenário – fizeram com que a equipe do Semutran (Serviço Municipal de Trânsito) pensasse em alternativas viáveis para conciliar a fluidez no tráfego, a segurança viária e o bem-estar coletivo. Desta forma, algumas alterações começaram a valer nessa quinta-feira (20/11).

 

A Avenida Governador Mario Covas Jr. (avenida da praia) no entorno da Praça de Eventos Dudu Samba ganhou 22 vagas de estacionamento, compreendendo o trecho entre a Igreja Matriz e os prédios residenciais, sentido Centro-Vera Cruz.

 

Já na próxima semana, após o feriado prolongado, a Rua Padre Anchieta terá mudança no sentido de mão em toda a extensão, tornando-se alternativa para o motorista que vem da avenida da praia em direção à Prefeitura, ao Hospital Municipal ou que deseja sair da cidade. 

 

O condutor deverá ingressar na Rua Capitão Balduíno e virar à direita na via, de forma a não sobrecarregar a Avenida São Paulo. Ele até pegará a Avenida São Paulo novamente, porém num trecho já próximo à saída da cidade e depois de distribuir o trânsito em uma avenida larga, como é o caso da Adhemar de Barros, próximo ao hospital.

 

A Rua Iolanda Ferrigno também sofrerá alterações positivas. Igualmente haverá mudança no sentido de mão, no trecho entre a Avenida São Paulo e a Rua Hermenegildo Barbosa, e alteração do estacionamento neste local para o lado direito da via, ampliando das três atuais vagas para sete. 

 

Com isso, o motorista que trafega pela Avenida São Paulo, sentido Centro-Vera Cruz, e deseja chegar à Avenida Marina – corredor comercial de Mongaguá –, não precisará se deparar com a região da rotatória da Avenida Getúlio Vargas, que, com a temporada, deverá ficar sobrecarregada. 

 

Ele adentrará na Rua Iolanda Ferrigno, virará na Rua Hermenegildo Barbosa, pegará a Avenida Getúlio Vargas em um pequeno trecho e conseguirá ingressar na Avenida Marina. Ainda na Rua Iolanda Ferrigno, no trecho entre a avenida da praia e a Avenida São Paulo, haverá reconfiguração das vagas a 30 graus, gerando nove novos lugares. Ao todo, passarão de 27 para 39 locais de estacionamento.

 

"O Centro é o coração da cidade. Concentra bancos, lojas e serviços que atraem público em demasia. Por si só já demanda um plano viário estratégico. Somado a isso, notadamente o município cresceu e a infraestrutura urbana não conseguiu acompanhar essa evolução, saturando algumas vias, especialmente as estreitas. E, por fim, temos o advento da temporada, que multiplicará a circulação de pessoas e veículos. Entendemos que estas alternativas estudadas surtirão efeitos positivos em benefício a todos", comentou o gestor do Semutran, Francisco Xavier.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MEIO AMBIENTE

São Vicente terá projeto de incentivo à reciclagem

ENSINO

Instituto Anglicano assume creche em Itanhaém

OPORTUNIDADES

Prefeitura de Cubatão abre processo seletivo com 289 vagas para professores substitutos

2
Entre em nosso grupo