AÇÃO PREVENTIVA
Ação da Prefeitura também orientou condutores sobre pilotagem defensiva e manutenção preventiva
Da Redação
22/09/2025 - segunda às 12h34
O ronco dos motores tomou conta da Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente, na manhã deste sábado (20). Com capacetes nas mãos e atenção voltada para as orientações, motociclistas de toda a Cidade participaramp do Pit Stop do Motoca, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A ação distribuiu e instalou gratuitamente 200 antenas corta-pipa, além de oferecer regulagem e lubrificação de correntes, dicas sobre pilotagem defensiva e manutenção preventiva.
O projeto, criado para proteger quem usa a moto como transporte e também como instrumento de trabalho, destacou a importância de medidas simples que podem salvar vidas. Para participar, os motociclistas acompanharam uma breve explanação dos agentes de trânsito e receberam material educativo sobre direção segura.
Entre os participantes estava Julita Silva, que aproveitou a oportunidade para equipar a moto. "Muito legal, muito bacana. Ajuda muito a população, principalmente os motociclistas que andam todos os dias. Aproveitei para colocar a anteninha e saí satisfeita. Foi a primeira vez que participei e achei ótimo", contou.
A iniciativa também impactou Arlindo Aparecida Silva, que já havia usado o dispositivo antes, mas aproveitou o Pit Stop para instalar novamente. "É uma atitude sensacional, acho que outras cidades deveriam copiar. Eu já vi um acidente grave causado por linha de pipa com cerol, que infelizmente tirou a vida de um rapaz. A antena é fundamental para dar mais segurança no nosso dia a dia", relatou.
Já a motociclista Carmen Alice de Azevedo Rodriguez, com mais de quatro décadas de experiência sobre duas rodas, fez questão de comparecer para aderir à campanha. "Eu já tive antena, mas estava sem e vim para colocar de novo. Ando de moto há 43 anos e sei que é muito perigoso, principalmente nessa época de férias e sol, quando muita gente solta pipa. É fundamental ter campanhas de prevenção, não só aqui mas em todo lugar", afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins, ressaltou que o foco da ação vai além da instalação do equipamento. "Foram reguladas correntes, feita a lubrificação e dadas orientações para não cometer infrações e preservar a vida. Essa
anteninha é primordial no cotidiano de quem pilota moto", destacou.
Proteção contra o cerol
Embora não seja obrigatório por lei, o uso da antena corta-pipa é altamente recomendado, já que ela reduz os riscos provocados por linhas de pipa cortantes que podem atingir o motociclista. Ao lado de medidas como manutenção preventiva e respeito às normas de trânsito, o equipamento se torna aliado indispensável para garantir segurança nas ruas.
Deixe a sua opinião
ver todos