ACONTECE
A capital paulista estabeleceu a data de 2 de setembro pela Lei nº 18.259/2025, sancionada em 30 de maio de 2025
Adriana Moraes
02/09/2025 - terça às 17h02
São Paulo já é reconhecida como capital da gastronomia do Brasil. Agora, passa a ter um dia de comemoração anual dos empresários de bares, restaurantes, cafeterias, padarias e similares.
A data passa a constar no calendário oficial de eventos do município a partir deste ano. A iniciativa proposta pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), teve apoio da Abrasel SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SP, que participou ativamente da articulação para a aprovação da lei.
A gastronomia ocupa lugar estratégico na economia municipal, impulsiona o emprego, as cadeias produtivas, o turismo e a cultura local.
Números do setor em SP
De acordo com a Abrasel, a cidade de São Paulo conta com aproximadamente 104 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar.
São mais de 50 tipos de gastronomia, com centenas de estilos culinários. O setor na capital fatura em média R$ 35 bilhões e gera cerca de 606 mil empregos.
"Reconhecer o empreendedor gastronômico é valorizar quem acorda cedo, fecha tarde, enfrenta desafios diários e ainda consegue criar experiências únicas para os clientes", afirma Luiz Hirata, presidente da Abrasel São Paulo.
Deixe a sua opinião
ver todos