INFRAESTRUTURA
Com mais de R$ 30,5 bilhões em investimentos, programa tem impulsionado melhorias na malha viária paulista
Da Redação
16/07/2025 - quarta às 09h00
O número de obras em execução nas rodovias paulistas cresceu 40% três meses após o lançamento do programa SP Pra Toda Obra, do Governo de São Paulo. O estado tem atualmente 290 intervenções em andamento, ante 208 em abril. Entre importantes obras iniciadas pelo maior programa de melhorias rodoviárias da história do estado, estão a pavimentação da Estrada Municipal José Theotônio Silva (SBS371), em São Bento do Sapucaí (R$37milhões), bem como as vicinais Sete Voltas (R$16,9milhões) e Rio das Antas (R$4,9milhões) em Taubaté. O SP Pra Toda Obra contou ainda com a entrega de 560 intervenções, entre elas o viaduto que liga Sumaré e Hortolândia, finalizado com investimento de R$16,8milhões em junho.
O programa reúne investimentos que ultrapassam R$30,5bilhões, distribuídos ao longo de 21,2mil quilômetros de intervenções rodoviárias. O montante engloba obras em trechos urbanos, rodovias estaduais e concessões, e tem foco em mais fluidez, segurança e conservação de vias essenciais ao escoamento de cargas e ao transporte de passageiros.
Com os investimentos, o SP Pra Toda Obra já alcança 1.546 intervenções em todo o estado. Desse total, 36,22% estão concluídas, 18,69% em execução, 7,37% com licitação em andamento e 37,71% com obras já contratadas, a iniciar. As obras são de responsabilidade das concessionárias, com fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DERSP), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil). As obras podem ser acompanhadas pelo site sppratodaobra.sp.gov.br.
Para a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, as entregas do SP Pra Toda Obra são resultado de um planejamento técnico rigoroso, gestão eficiente e atuação integrada entre Estado e municípios. “Estamos fortalecendo a infraestrutura viária, gerando emprego, ampliando a mobilidade e impulsionando o desenvolvimento regional com responsabilidade e transparência.”
As melhorias preveem duplicação e faixas adicionais; implantação de contornos; manutenção e recuperação; pavimentação; e recapeamento. A distribuição dos recursos busca atender demandas específicas de cada corredor rodoviário.
O SP pra Toda Obra deve gerar 252,6mil postos de trabalho ao longo da execução dos projetos. A previsão é de beneficiar 34,7milhões de pessoas em mais de 540 municípios, promovendo não apenas infraestrutura, mas também desenvolvimento socioeconômico.
Entre as iniciativas em destaque na fase inicial está o recapeamento do Sistema AnhangueraBandeirantes, com extensão de 2,1mil quilômetros e investimento de R$1bilhão. A ação é a maior em extensão da história no trecho e atende diariamente 955mil motoristas, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Outra obra de grande porte em andamento é o Rodoanel Norte, que, com aporte de R$3,4bilhões, ligará a Grande São Paulo às principais rodovias estaduais e federais, desviando o tráfego das marginais Tietê e Pinheiros e reduzindo congestionamentos na região metropolitana.
Em fase de licitação, o DERSP prepara quatro grandes lotes: recuperação de 115km da SP222 (R$630,5milhões); melhorias em 58,5km da SP147 (R$319,5milhões); obras em 44,8km da SP123 (R$246,1milhões); e duplicação de 29,9km na SP129 (R$200,6milhões). Esses trechos integram o cronograma de entregas previstas para os próximos semestres.
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