Quarta, 30 de Abril de 2025

DólarR$ 5,67

EuroR$ 6,42

Santos

22ºC

SOCIAL

Sistema prisional crava aumento de aprovações no último Encceja PPL na região da Baixada Santista

Em 2024, o Estado de São Paulo registrou crescimento de 3,78% em comparação ao ano anterior. Na Baixada, o salto foi de 72,59%

Robson de Castro

10/03/2025 - segunda às 14h00

Estabelecimentos Penais administrados pela Polícia Penal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), celebram o crescimento do número de aprovações de reeducandos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). O aumento estadual foi de 3,78% na edição 2024 em relação a 2023. Na Baixada Santista, quatro unidades prisionais somam, juntas, 466 presos aprovados, o que representa um salto de 72,59% em comparação ao ano passado, que teve a marca de 270 aprovações.

 

Os dados regionalizados pertencem a presídios instalados nas cidades de Mongaguá e São Vicente.

 

No último ano, o Estado de São Paulo registrou 9.646 custodiados aprovados no Encceja PPL. Já em 2023, foram contabilizados 9.294. Participaram do exame 37.451 reclusos de 170 estabelecimentos penais paulistas.

 

O Encceja PPL oferece aos encarcerados a oportunidade de obter a certificação nos ensinos Fundamental ou Médio durante o período de cumprimento de pena. São aprovados aqueles que atingem a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas, 100 pontos, e na redação, 5 pontos. Os participantes que alcançam os resultados exigidos têm direito à Certificação de Conclusão dos ensinos Fundamental ou do Ensino Médio. Já quem não obteve a pontuação mínima pode conseguir uma declaração parcial de proficiência em qualquer um dos níveis de ensino escolar, além de poder realizar novamente o exame no ano seguinte.

 

A prova, aplicada nas salas de aulas dentro dos próprios presídios, é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A certificação é realizada por uma Escola Pública vinculadora, pertencente à Secretaria da Educação do Estado, que atua como responsável pedagógico em cada centro de reclusão participante.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RODOVIAS

Ecovias Imigrantes prevê fluxo de até 305 mil veículos no feriado do Trabalhador

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de SP reforça sinal de socorro para mulheres em situação de violência com o Protocolo Não se Cale

SEUS DIREITOS

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título; prazo termina em 19 de maio

2
Entre em nosso grupo