Terça, 09 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 6,00

Santos

26ºC

SÃO VICENTE

São Vicente visita projeto que transforma lixo em energia e avalia implantação em escolas

Tecnologia utiliza biodigestores para transformar resíduos orgânicos em biogás e biofertilizantes

Da Redação

24/04/2026 - sexta às 14h00

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) e da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta quarta-feira (22), uma visita técnica ao município de São José dos Campos para conhecer o projeto de biodigestores implantado em unidades da rede municipal de ensino.

 

A visita teve caráter técnico e exploratório, com o objetivo de conhecer a iniciativa e avaliar a possível implantação de projetos semelhantes no município, alinhados às diretrizes de sustentabilidade e educação ambiental.

 

Como funciona o projeto

O sistema de biodigestão permite que resíduos orgânicos gerados nas escolas sejam inseridos em um equipamento fechado, onde passam por um processo biológico de decomposição sem a presença de oxigênio. Como resultado, são produzidos:

Biogás, que pode ser utilizado como fonte de energia no preparo de alimentos nas cozinhas escolares;
Biofertilizante, utilizado em hortas pedagógicas.

Além da destinação ambientalmente adequada dos resíduos, o projeto possui forte caráter educativo, envolvendo alunos, professores e comunidade escolar em práticas de sustentabilidade, economia circular e conscientização ambiental.

A agenda contou com a participação do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, do secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, e da secretária de Educação e Cidadania, Ruth Zorneta.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO VICENTE

Complexo Penal de São Vicente apreende droga em refeição trazida por familiar de preso

SP

Cetesb apresenta nova sinalização de balneabilidade no litoral paulista

CUBATÃO

Braskem realiza primeira edição de 2026 do Plastitroque em Cubatão

2
Entre em nosso grupo