Bloomberg Cities
Cidade é a única do Brasil a integrar lista, que prioriza cidades com redução de gás carbônico no fornecimento de alimentação escolar
Da Redação
03/07/2025 - quinta às 12h00
São Vicente está entre as 12 cidades do mundo escolhidas para integrar a Bloomberg Cities - Idea Exchange, que promove a troca de ideias e boas práticas relacionadas à merenda ao redor do planeta. Trata-se de uma plataforma global que propicia o compartilhamento de experiências entre administrações municipais, com a contrapartida de apoio financeiro, assistência técnica e acesso a redes internacionais.
A Primeira Cidade do Brasil foi escolhida por desenvolver um cardápio escolar sustentável visando a redução da 'pegada de carbono' por meio da substituição de carne por outros alimentos em, pelo menos, uma refeição escolar semanal.Na prática, o projeto da Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (DAE/Seduc) foi escolhido para compor o rol juntamente com Montreal (Canadá), Barranquilla (México), Ciudad de Juárez (México), Iguala de la Independencia (México), Bogotá (Colômbia), Villavicencio (Colômbia), Santiago de Cali (Colômbia), Despeñaderos (Província de Córdoba, na Argentina), Buenos Aires (Argentina) e Jinja City (Uganda).
Além destes, São Paulo (Brasil) já integrava o programa, numa espécie de cidade-piloto que servirá, agora, como modelo para as novas participantes."A capital paulista foi a primeira a implementar esse programa em creches municipais, mapeando a agricultura familiar desenvolvida perto das unidades. Com isso, foi viabilizado um cardápio mais sustentável e sem uso de transportes poluentes", explicou Naiana Talita Alves, diretora da Alimentação Escolar de São Vicente, ligada à Secretaria de Educação (Seduc) do Município.
Nutricionista da DAE/Seduc, Érika Pimentel ressalta que a iniciativa gerida pela Bloomberg é desenvolvida simultaneamente em vários lugares do mundo, voltada a um ambiente mais valorizado e sustentável. "Após todos os passos concluídos, cada participante também vai se tornar cidade-referência para futuros municípios interessados", completou Érika, explicando que uma das ações desenvolvidas em São Vicente será a implementação de sopa de legumes no cardápio das creches pelo menos uma vez por semana, já a partir do segundo semestre.
Além de Naiana e Érika, a técnica de nutrição Patrícia Tani também participa das ações da DAE.Com uma série de etapas a serem percorridas, a plataforma é uma oportunidade para fomentar a colaboração e o aprendizado entre diferentes cidades, ajudando a criar ambientes urbanos mais sustentáveis e inclusivos.
Pegada de carbono - Mas afinal, qual a relação entre a alimentação escolar e a 'pegada de carbono'? O conceito se refere ao impacto ambiental das ações humanas, sendo expressa em toneladas ou quilos de CO (gás carbônico) equivalente liberado. A produção de alimentos encaixa-se nessa faixa, por ser responsável pelo aumento da poluição com fertilizantes, transporte (que utiliza combustível fóssil) e refrigeração (que consome energia elétrica). Assim, iniciativas como merendas sustentáveis buscam reduzir a pegada de carbono, usando produtos locais, diminuindo transporte e evitando desperdício de alimentos.
Deixe a sua opinião
ver todos