Contra o Câncer
O deputado encaminhou recursos para a compra de um segundo acelerador linear, utilizado no tratamento de radioterapia
Da Redação
01/07/2025 - terça às 17h00
Na última terça-feira (24), a Santa Casa de Santos iniciou o processo de aquisição de um segundo acelerador linear, equipamento essencial ao tratamento de radioterapia para pacientes com câncer. A nova conquista é fruto de emenda individual de R$ 10,5 mi destinada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), a maior já direcionada ao hospital. O primeiro e único equipamento em funcionamento com a mesma finalidade também foi viabilizado pelo parlamentar quando atuava como deputado estadual em 2009.
"O dinheiro caiu em conta essa semana e a entidade foi rápida, já assinou o contrato com a empresa que vai fornecer o equipamento. Muito feliz de ver essa verba sendo bem aplicada, concretizando um avanço que vai salvar milhares de vidas. É para isso que a gente trabalha: transformar política pública em esperança e qualidade de vida para as pessoas", afirmou Paulo Alexandre.
Atualmente, o único acelerador linear que opera na unidade funciona das 7h à 1h, com capacidade de atender aproximadamente 50 pacientes por dia, oferecendo extrema precisão e aplicando doses de radiação diretamente no tumor, preservando células saudáveis ao redor.
O segundo equipamento deve levar cerca de 5 meses para chegar à Santa Casa devido ao processo de importação. O aparelho dobrará o número de atendidos, reduzindo significativamente as filas de espera para tratamento oncológico e representando grande reforço no tratamento contra o câncer na Região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, além de outras regiões do Estado de São Paulo, que também utilizam a Santa Casa de Santos como referência no tratamento de diferentes tipos de câncer.
"O acelerador linear da Santa Casa de Santos ainda é o mais moderno do mercado brasileiro. Esse, para o qual o deputado destinou a verba parlamentar, é o mais moderno do mundo! Nós ainda não temos um aparelho como esse no Brasil, o primeiro será inaugurado aqui, no nosso hospital. Teremos capacidade para atender toda a população carente da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que hoje dependem do SUS, sem a necessidade de terem que se deslocar até a Capital para realizar esse tipo de tratamento", celebrou o provedor da entidade, Ariovaldo Feliciano.
PARCERIA ANTIGA
Em 2009, então deputado estadual, Paulo encaminhou verba para a compra do primeiro acelerador linear da entidade, o Halcyon, um dos mais modernos do mercado mundial, que equipa o Ambulatório de Oncologia da Santa Casa, demonstrando seu compromisso contínuo com a melhoria da saúde pública na região.
CASAMATA
Para abrigar o novo acelerador linear, a Prefeitura de Santos construirá a Casamata, estrutura adequada para abrigar o equipamento. Orçada em R$ 5 milhões, a obra será realizada por meio de parceria com a iniciativa privada e deve ser entregue no início do próximo ano.
A estrutura se unirá à casamata já existente, que hoje abriga o primeiro acelerador linear da instituição, no Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos - o maior da Baixada Santista. Inaugurado em novembro de 2021, possui mais de 1.500 m² dedicados ao atendimento de pacientes oncológicos, proporcionando conforto e atenção especializada.
CÂNCER NO BRASIL
O câncer é a segunda maior causa de morte por doença entre os brasileiros, atrás apenas das doenças cardiovasculares - sendo que, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em mais de 700 municípios brasileiros o câncer já se tornou a principal causa de óbito.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um aparelho de radioterapia para cada 600 mil habitantes, uma meta que a Baixada Santista e o Vale do Ribeira estão se aproximando com este novo investimento.
A iniciativa reafirma o compromisso de Paulo Alexandre Barbosa em buscar recursos para melhorar a infraestrutura de saúde e atender às necessidades emergenciais da população. "O tempo é precioso para quem luta contra o câncer. Por isso, trabalhamos para reduzir a fila de espera e garantir tratamento rápido, digno e de qualidade. Cada vaga aberta para esse tratamento representa uma vida que pode ser salva", finalizou o parlamentar.
Deixe a sua opinião
ver todos