Quarta, 30 de Abril de 2025

DólarR$ 5,67

EuroR$ 6,43

Santos

25ºC

SANEAMENTO

Sabesp destaca maior reservatório de água tratada escavado em rocha da América Latina no mês da Água

Construído no interior dos morros Santa Terezinha e Voturuá, entre Santos e São Vicente, o Reservatório-Túnel leva os nomes do maciço rochoso onde foi inserido e consegue armazenar 44 piscinas olímpicas

Robson de Castro

28/03/2025 - sexta às 12h00

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Água, a Sabesp programou uma grande manutenção preventiva, para inspeção, limpeza e desinfecção do Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá, o maior reservatório de água tratada da América Latina escavado em rocha e em formato de túnel. Inaugurado em novembro de 1981, este importante centro de reservação localizado entre os municípios de Santos e São Vicente, no interior dos morros dos quais ele leva o nome, segue um grande exemplo de Engenharia até os dias atuais.

 

"O planejamento estratégico definido permite manter o fornecimento aos imóveis da região durante o andamento dos trabalhos. O reservatório-túnel possui uma parede no meio que o divide em duas câmaras. A manutenção – realizada em média a cada dois anos – acontece esvaziando primeiro uma metade do equipamento, para depois serem programados os serviços na outra metade", explica o gerente regional da Sabesp na Baixada Santista, Ricardo Ferrari.

 

Mais sobre o espaço

Com capacidade de armazenar 110 milhões de litros de água (o equivalente a 44 piscinas olímpicas), o equipamento impressiona com seus números: dividido em duas câmaras de 55 milhões de litros cada, são aproximadamente 13 metros de altura (um prédio de 5 andares), 15 metros de largura (uma estrada com 4 pistas) e 1.100 metros de extensão no total das duas câmaras. O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá é responsável por 28% da reservação de toda a Baixada Santista e abastece todos os dias aproximadamente 800 mil pessoas entre Santos e São Vicente, além de reforçar o fornecimento em parte de Guarujá e Praia Grande e de atender indiretamente os demais municípios devido ao fato do sistema de abastecimento da região ser interligada entre os municípios.

 

A obra foi considerada de grande complexidade e inédita na época, tendo início em 1979. Durante a escavação do túnel, as pedras retiradas do morro serviram para formar o Emissário Submarino. Estudos geológicos do projeto identificaram que o maciço rochoso onde foi inserido tem idade geológica de cerca de 600 milhões de anos e é constituído por rochas de granito gnaisse (mesma formação que o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) de excelente qualidade, o que permitiu a utilização da própria estrutura local.

 

Sobre a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) atende 28 milhões de pessoas em 375 municípios paulistas, sendo responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil, a Nova Sabesp tem como meta antecipar para 2029 os objetivos do Marco Legal do Saneamento, promovendo dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RODOVIAS

Ecovias Imigrantes prevê fluxo de até 305 mil veículos no feriado do Trabalhador

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de SP reforça sinal de socorro para mulheres em situação de violência com o Protocolo Não se Cale

SEUS DIREITOS

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título; prazo termina em 19 de maio

2
Entre em nosso grupo