BAIXADA SANTISTA
A classificação é baseada em critérios como a atuação no combate à corrupção, aos privilégios e também ao desperdício da máquina pública
Da Redação
11/12/2025 - quinta às 09h00
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa foi agraciado, nesta quarta-feira (10), com o prêmio de melhor deputado federal da Baixada Santista. O presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) também ficou na 6ª colocação entre os 70 parlamentares eleitos no Estado de São Paulo e 25º entre todos os 513 parlamentares do País.
Fruto de uma iniciativa da Sociedade Civil, o Ranking dos Políticos avalia o desempenho de parlamentares que atuam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A classificação dos políticos é baseada em uma série de elementos como, por exemplo, atuação no combate à corrupção, aos privilégios e também ao desperdício da máquina pública.
Em 2024, Paulo Alexandre foi considerado, baseado nestes fatores, como o melhor deputado federal da Baixada Santista, 8º lugar no Estado de São Paulo e 30º em todo o País. Em 2025, ele melhorou sua posição no ranking.
"Isso é motivo de muito orgulho, muita satisfação e muita alegria. Quero agradecer todo o nosso time que trabalha muito para que a gente possa alcançar os resultados, agradecer a quem me colocou aqui em Brasília para fazer esse trabalho sério, agradecer a quem acredita nessa maneira responsável de se fazer política, menos extremos, mais diálogo, mais equilíbrio e principalmente: resultados efetivos para quem mais precisa", afirmou Paulo Alexandre.
Com a nova classificação, Paulo Alexandre Barbosa manteve a 'medalha de ouro' na Baixada Santista, subiu duas posições no ranking estadual e saltou cinco posições na tabela nacional.
"Mais do que ganhar um prêmio, essa colocação desponta como um importante indicador de que estamos no caminho certo e vamos trabalhar para aperfeiçoar nossa gestão para o próximo ano", finaliza Paulo Alexandre.
Paulo Alexandre se destacou em relação aos demais deputados federais da Região por ter gasto menos recursos provenientes da cota parlamentar e verba de gabinete, se aproximando mais do pilar 'anti desperdício'. Barbosa utilizou 84% da sua verba de gabinete para 2025, enquanto os outros candidatos gastaram 93% e 96%.
Os dados que compõem a classificação são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. As informações passam por auditoria diária e qualquer cidadão tem acesso ao portal, podendo conferir o ranking diariamente. Clique aqui para acessar o site. (https://www.politicos.org.br/Ranking)
Na Baixada Santista, além de Paulo Alexandre, a deputada Rosana Valle ocupou a 18ª colocação no Estado de São Paulo e ficou em 109º lugar em todo o Brasil. Em contrapartida, o Delegado da Cunha terminou o Ranking dos Políticos na 47ª posição em São Paulo e foi o 294º no País.
Deixe a sua opinião
ver todos