MONGAGUÁ
O Curso Pré-Vestibulinho "Partiu ETEC", iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), encerra seu ciclo com resultados expressivos.
Da Redação
20/01/2026 - terça às 11h00
Após quatro meses de preparação intensiva e um grande aulão de revisão realizado no Centro Cultural Raul Cortez, os números oficiais da primeira lista de convocação da ETEC confirmam a eficácia do projeto: 94,5% dos alunos que frequentaram o cursinho foram aprovados.
Dos 145 estudantes que participaram das aulas do cursinho, 137 garantiram vaga na primeira chamada da ETEC Adolpho Berezin. O impacto do programa fica ainda mais evidente ao analisar o desempenho da rede municipal como um todo. Dos 148 alunos da rede aprovados na primeira lista, 92,6% participaram do curso preparatório oferecido pela Prefeitura de Mongaguá.
Ao todo, a rede municipal contou com 442 inscritos no processo seletivo. Os 11 alunos aprovados que não participaram do cursinho também somam-se ao resultado positivo da educação municipal.
O programa teve foco nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, com aulas presenciais realizadas às terças e quintas-feiras nos polos das EMEFs Sirana Koukdjian, no Centro, e José Carlos de Freitas, em Agenor de Campos. Além do reforço presencial, a Seduc ampliou o acesso ao conteúdo por meio da plataforma Google Sala de Aula, permitindo que os materiais chegassem a todos os estudantes interessados.
O "Partiu ETEC" foi estruturado como uma ferramenta decisiva de apoio aos alunos do 9º ano da rede municipal. Além da preparação pedagógica com simulados e aulões, a Prefeitura de Mongaguá também oferece transporte gratuito aos estudantes da ETEC e da rede estadual, removendo barreiras e garantindo condições para que o ensino técnico seja uma realidade acessível.
Com o encerramento desta etapa e o alto índice de aprovação entre os participantes, o programa se consolida como referência educacional no litoral, preparando a nova geração de Mongaguá para os desafios do ensino técnico e profissionalizante, sob a gestão do Centro Paula Souza.
Deixe a sua opinião
ver todos