Guarujá
Iniciativa reuniu 145 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal
Da Redação
19/09/2025 - sexta às 15h00
A Prefeitura de Guarujá promoveu, na última quinta-feira (18), uma capacitação voltada para o tratamento de feridas, com a participação de 145 profissionais da saúde do Município. O encontro aconteceu na Universidade de Ribeirão Preto (Campus Guarujá) e foi direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos da rede municipal.
A formação foi ministrada pelo enfermeiro especialista em dermatologia e estomaterapia, Ivan Rogério Antunes, que abordou o tema "Avaliação e raciocínio clínico no tratamento de feridas de difícil cicatrização". A atividade foi organizada em dois períodos, de manhã e à tarde, garantindo a participação de equipes de diferentes unidades de saúde.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Luciana Saião, o objetivo é aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado. "Isso contribui para um atendimento ainda mais qualificado e humanizado aos pacientes do sistema público de saúde", afirmou.
Educação continuada em Saúde
A capacitação sobre tratamento de feridas fez parte das ações do setor de Educação Permanente Continuada, criado neste ano pela Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau). A proposta é oferecer formações constantes para os profissionais da rede municipal, mantendo-os sempre atualizados, aprimorando técnicas de cuidado e garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.
Ao longo de 2025, já foram realizadas capacitações voltadas a diversas áreas, como esclerose múltipla, tuberculose, hipertensão na gestação e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da realização de integração dos aprovados no processo seletivo realizado neste ano para a contratação de novos profissionais da saúde. "Essas iniciativas fortalecem a rede e refletem diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes", ressaltou a enfermeira da Educação Permanente Continuada, Mariana Alarcon.
Deixe a sua opinião
ver todos