Portos
Os profissionais da Praticagem estão sempre preparados para enfrentar os desafios para realizar as manobras dos navios nos portos de Santos e São Sebastião.
Da Redação
27/06/2025 - sexta às 12h00
As palavras-chaves da Praticagem de São Paulo são segurança e otimização, com seus profissionais conduzindo embarcações cada vez maiores com o apoio de tecnologia de ponta, os práticos contribuem decisivamente para que esses dois portos sigam batendo recordes de movimentação de cargas, vitais para o desenvolvimento do Brasil. Por isso há muito para celebrar nesta sexta-feira (27) os 92 anos de sua fundação oficial, data que remonta ao dia 27 de junho de 1933, quando o então Ministro da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195, constituindo a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos.
Em todos os portos do mundo onde as características locais impõem riscos à navegação — como má visibilidade imprevisível, pedras, correntes marítimas, bancos de areia, ondas e ventos fortes —, é imprescindível o trabalho de um prático: profissional altamente especializado, com profundo conhecimento da região, que assessora os comandantes nas manobras mais delicadas. Em São Paulo, essa missão é cumprida por uma equipe experiente, preparada para lidar com condições adversas como leme travado, falha de máquinas ou apagões durante a navegação em áreas estreitas, cercadas por prédios, praias e reservas ambientais.
Referência em pioneirismo e excelência no Brasil e no mundo, a Praticagem tem contribuído ativamente para a projeção internacional do Porto de Santos, hoje o maior da América Latina e responsável por cerca de 30% da balança comercial brasileira. A atuação é amparada por uma infraestrutura moderna, como o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), que utiliza recursos de última geração para monitoramento em tempo real, análise de batimetria e uso do sistema Redraft, que determina o calado dinâmico; e também com a SPAMP (São Paulo Apoio Marítimo e Portuário) com um frota de lanchas e seus Marítimos que garantem o atendimento ininterrupto do serviço de transporte dos práticos. Tudo isso permite a realização de manobras casadas e mais seguras, reduzindo o tempo de entrada e saída dos navios e aumentando a eficiência logística do porto.
Para o presidente da Praticagem, Fábio Mello Fontes, o segredo está em aliar tecnologia à experiência dos práticos: "Temos caminhado sempre um passo à frente para não sermos surpreendidos pelas novidades. A tecnologia não substitui o conhecimento profissional; ela complementa com informações valiosas. Por isso firmamos convênios com instituições como a Universidade Santa Cecília e a USP para desenvolver modelos mais próximos da realidade. O Porto de Santos é dinâmico, com regras específicas de cruzamento, e exige ritmo e precisão únicos no Brasil. Nosso trabalho é feito com transparência e isenção, com base em normas das autoridades portuárias. É um paradigma nacional, reconhecido internacionalmente."
O trabalho do prático é essencial para evitar acidentes com impactos ambientais, prejuízos à vida humana, ao patrimônio público e privado e até a interrupção das atividades do porto. Os profissionais passam por treinamento constante, inclusive em centros internacionais, e estão sempre atualizados com inovações tecnológicas.
Essa excelência foi reconhecida em 2015 pela Câmara Municipal de Santos, que homenageou a Praticagem de São Paulo pelo serviço à comunidade, destacando a qualidade de suas manobras em um canal de navegação com restrições geográficas. Em 2016, o Dia da Praticagem foi oficializado pelo Decreto Lei 3.294, da Prefeitura de Santos.
Segundo Fontes, a praticagem existe para proteger as instalações portuárias, o meio ambiente e a vida humana: "É uma profissão milenar que exige aperfeiçoamento constante. Costumo compará-la à regência de uma orquestra, onde é preciso coordenar diversos elementos com precisão. Estamos, inclusive, estudando o uso da inteligência artificial para potencializar ainda mais nosso trabalho."
Ele destaca ainda as manobras com navios especiais e manobras casadas como avanços importantes para agilizar as operações: "Nosso objetivo é garantir segurança, eficiência e agilidade. Com monitoramento em tempo real, conseguimos evitar berços de atracação ociosos e navios aguardando. Quando as condições estão dentro dos parâmetros, conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera."
A Praticagem de São Paulo também mantém forte vínculo com a comunidade local, por meio de parcerias educacionais, doações a instituições sociais e investimentos contínuos na formação profissional. "Temos muito orgulho de fazer parte dessa engrenagem poderosa que é o Porto de Santos, a maior fronteira do Brasil com o mundo", conclui Fontes.
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