Terça, 01 de Julho de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,40

Santos

22ºC

EDUCAÇÃO

Nomes mais comuns entre crianças da rede estadual: Baixada Santista tem 327 Marias e 214 Davis

Entre 550 mil crianças que estudam na primeira etapa da educação básica em mais de 1.300 escolas estaduais, 21,6 mil se chamam Maria e 16,6 mil, Davi

Robson de Castro

14/10/2024 - segunda às 22h00

Em 2024, 550 mil crianças estão matriculadas em mais de 1.300 escolas estaduais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) com turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental — 1º ao 5º ano. Nesta Semana das Crianças, a Educação organizou um levantamento que mostra que os nomes mais comuns entre os alunos desse nível de ensino são Maria, com 21,6 mil representantes, e Davi, com 16,6 mil matriculados.

 

Nas cidades com escolas estaduais de anos iniciais na Baixada Santista — Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente  —  são 327 Marias e 214 Davis. Em parte do estado, apenas as redes municipais têm alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

O levantamento foi feito pela equipe do Departamento de Informação e Monitoramento (Deinf), do Centro de Informação e Indicadores Educacionais da Educação de São Paulo (Ceind). Além dos dois nomes mais comuns entre meninos e meninas, o departamento também apontou o ranking dos 10 nomes mais presentes nas salas da primeira etapa da educação básica em toda a rede.

 

Entre as meninas, o nome Maria é seguido por Ana, Sophia, Alice, Laura, Lorena, Heloísa, Julia, Isabella e Valentina. Na lista de meninos, Davi é seguido no top 10 por Miguel, Arthur, João, Pedro, Enzo, Gabriel, Lucas, Samuel e Matheus. (Confira abaixo a tabela com o número de registro de cada um desses nomes).

 

Além dos nomes mais comuns, o Deinf aponta que 4.800 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm nomes únicos, ou seja, elas não têm xarás em toda a rede de ensino — entre os mais de 3 milhões de estudantes das mais de 5.000 escolas estaduais que têm entre 6 e 95 anos de idade.

 

Crianças alfabetizadas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, lançou neste ano o programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como objetivo ter 90% dos estudantes como leitores iniciantes ou fluentes no 2º ano do Ensino Fundamental — ou com 7 anos de idade — até o ano de 2026.

 

Além dos estudantes matriculados nas mais de 1.300 escolas estaduais de anos iniciais de Ensino Fundamental, o programa também é destinado às redes municipais que aderiram à iniciativa da Secretaria da Educação.

 

Entre as ações, que incluem a formação de professores, o Alfabetiza Juntos SP oferece acesso a mais de 500 livros infantis em português e inglês em uma ferramenta online de leitura, além de provas online de fluência leitora.

 

Confira o top 10 dos nomes mais comuns entre as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em todo o estado:

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

Vagas abertas

Qualifica SP oferece mais de 2,5 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado

Itanhaém

Itanhaém recebe nova unidade de atendimento da Defensoria Pública de SP

EM TEMPO REAL

TCE realiza fiscalização surpresa inédita em teatros e ginásios em 226 municípios

2
Entre em nosso grupo