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Navio com guindastes elétricos de pátio e cais sai da China rumo ao Tecon Santos

Equipamentos integram projeto de ampliação e modernização do terminal da Santos Brasil no Porto de Santos, têm altura de até 50 metros e estão sendo transportados montados a bordo do Zhen Hua 28; chegada está prevista para janeiro

Da Redação

28/11/2025 - sexta às 17h00

Dois portêineres (guindastes de cais) e oito RGTs (guindastes de pátio) elétricos adquiridos pela Santos Brasil deixaram a China, rumo ao Tecon Santos, a bordo do navio Zhen Hua 28. Os equipamentos da empresa chinesa ZPMC fazem parte do projeto de ampliação, modernização e descarbonização do terminal e têm investimentos da ordem de R$ 300 milhões.


 

Os novos portêineres contam com a tecnologia TPS (Truck Position System), um sistema de posicionamento de carretas que define de forma precisa o local de parada dos veículos para as movimentações de embarque e descarga - já presente nas quatro últimas unidades recebidas pelo terminal -, mas com um diferencial: também poderão ser operados remotamente, ou seja, os operadores deixarão o alto da cabine do equipamento para trabalhar a distância no centro de operação do prédio administrativo, assim como já acontece com os RTGs.


 

Cada portêiner tem 50 metros de altura, do cais à lança, e 70 metros de comprimento de lança, além de capacidade para movimentar até dois contêineres de 20 pés cheios ao mesmo tempo, com até 100 toneladas de carga.


 

Os novos RTGs se somarão às oito unidades elétricas já existentes. São modelos de última geração, que permitem a operação remota, iniciada no terminal no final de 2024, de forma pioneira no País. Outros 30 RTGs elétricos serão adquiridos nos próximos anos, em substituição aos modelos a diesel. A iniciativa, que garante mais segurança e ergonomia aos operadores, permite a redução de emissão de cerca de 20 toneladas de CO² ao mês por equipamento. A alteração total da frota evitará que sejam lançadas na atmosfera 713 toneladas de CO² por mês, resultando em uma redução de 97% nas emissões desses equipamentos no terminal.


 

O projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos teve início em 2019 e, até 2031, serão investidos cerca de R$ 3 bilhões (valores atualizados), dos quais R$ 2 bilhões já foram empregados. Está alinhado ao Plano de Transição Climática da Companhia, que tem como meta se tornar net zero até 2040.


 

Para Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários de Contêineres da Santos Brasil, a empresa segue com o propósito de criar soluções que garantam uma competitividade diferenciada ao comércio exterior brasileiro e aos seus clientes. "Ao mesmo tempo em que fazemos investimentos em tecnologia e no aumento da produtividade, investimos numa melhor qualidade laboral para nossos funcionários, que passam por rigoroso treinamento para operar essas novas máquinas", diz.


 

Os RTGs elétricos, por exemplo, possuem 23 câmeras, laser scanners e sensores para fazer a movimentação, tudo controlado por joysticks em uma mesa com três telas grandes e a possibilidade até de trabalhar em pé. "Além disso, esses equipamentos já são operados com algum nível de automação, sempre de maneira assistida pelo profissional, com mais precisão e segurança", complementa Stupello.


 

Chegada

O navio Zhen Hua 28, que deixou a China no último dia 15, tem previsão de chegar ao Porto de Santos na primeira quinzena de janeiro. Os equipamentos são transportados montados sobre o convés do navio. No terminal, eles serão descarregados por meio de trilhos que conectam a embarcação ao cais.

 

A operação padrão deve começar em fevereiro. A movimentação remota, no entanto, só terá início meses depois, já que depende de testes de sensores, configuração das mesas bem como de treinamento de funcionários, o que pode levar até um ano.

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