Domingo, 28 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,35

EuroR$ 6,25

Santos

24ºC

EXCLUSIVAS

Ipem-SP lança ferramenta que revela quais postos têm bombas à prova de fraudes

Plataforma inédita permite ao consumidor descobrir, em poucos cliques, onde abastecer com segurança e evitar golpes invisíveis na bomba de combustível.

Robson de Castro

25/05/2025 - domingo às 12h44

Em uma iniciativa que promete mudar a forma como os paulistas abastecem seus veículos, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) acaba de lançar uma plataforma digital exclusiva para ajudar o consumidor a identificar quais postos possuem bombas de combustível equipadas com tecnologia antifraude.

 

A nova ferramenta — que já está disponível online — permite localizar os postos mais próximos que utilizam bombas certificadas, capazes de impedir adulterações no volume de combustível exibido no visor. Trata-se de uma resposta direta às chamadas fraudes digitais, um tipo de golpe cada vez mais sofisticado, no qual chips inseridos nas bombas alteram a medição real do combustível entregue. Em casos assim, o motorista pode pagar por 48 litros e receber apenas 40 no tanque.

 

“Com essa plataforma, damos um passo importante para empoderar o consumidor. Ele poderá escolher onde abastecer com mais segurança e transparência”, afirma com exclusividade o superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson.

 


Como funciona a nova plataforma do Ipem-SP

Ao acessar a ferramenta, o usuário informa seu município e recebe uma lista atualizada de postos que utilizam bombas compatíveis com os critérios do Regulamento Técnico Metrológico nº 227/2022, do Inmetro — o padrão mais moderno e seguro para o controle de medição de combustível no país.

 

Essas bombas ainda não são obrigatórias nos postos, o que torna a iniciativa ainda mais relevante para quem quer fugir de surpresas no visor da bomba. Os dados da plataforma são atualizados continuamente, garantindo que o consumidor tenha acesso às informações mais recentes sobre os postos certificados.

 

“Acreditamos que, à medida que o consumidor optar por abastecer nesses locais, o mercado reagirá de forma voluntária, acelerando a adoção dessa tecnologia”, destaca Guerson.

 

A nova plataforma pode ser acessada pelo site oficial do Ipem-SP e representa uma tentativa concreta de criar um mercado mais justo, transparente e seguro, tanto para consumidores quanto para os donos de postos que atuam de forma ética.

 

Vale lembrar que a fiscalização e identificação oficial das bombas é realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto o Ipem-SP oferece ao público o acesso facilitado a essa informação crucial.

 

Relação de postos na Baixada Santista com a tecnologia:

Peruíbe:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Itanhaém:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Mongaguá:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Praia Grande/SP:
1 - AUTO POSTO DELTA PAQUETA LTDA (AVENIDA DOUTOR ROBERTO DE ALMEIDA VINHAS,  11545)


São Vicente:
1 - AUTO POSTO PARAISO DE SAO VICENTE LTDA (AVENIDA CAPITAO LUIZ HORNEAUX DE MOURA,  809)


Santos:
1 - LINHA UM PRODUTOS DE PETROLEO LTDA (AVENIDA NS DE FATIMA,  635)


Cubatão:
Nenhum posto tem bomba antifraude.


Guarujá:
1 - AUTO POSTO IRMAOS BENTO LTDA (AVENIDA SANTOS DUMONT,  2.611)


Bertioga:
Nenhum posto tem bomba antifraude.

 

Informações atualizadas em 25 de maio de 2025.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

Empreendedorismo

Mercadão dos Óculos apresenta modelo de microfranquia em contêiner na Feira do Empreendedor 2025

SP

Ecovias Leste Paulista realiza obras de conservação em todos os trechos de concessão

SP

Sabesp leva tratamento de esgoto para 44 mil moradores de Guarulhos e reduz poluição no Tietê

2
Entre em nosso grupo