Quinta, 21 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,47

EuroR$ 6,37

Santos

26ºC

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de São Paulo nomeia 1,5 mil novos policiais civis e técnico-científicos

Turma vai passar cinco meses na Academia de Polícia e posteriormente será redistribuída para reforçar o efetivo policial em todo o estado

Da Redação

21/08/2025 - quinta às 09h25

O governo de São Paulo nomeou 1,5 mil novos policiais civis e técnico-científicos nesta terça-feira (19). Desde 2023, o Estado trabalha para recompor o efetivo da Polícia Civil e, entre os nomeados e concursos em andamento, já são mais de 7 mil policiais. A cerimônia de posse para os cargos de médico-legista, perito criminal e escrivão foi realizada no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

 

“Demos posse a 4.017 novos policiais civis no ano passado, naquele que foi o maior concurso da história da Polícia Civil. E agora a gente está dando posse para mais 1.458. E não vai parar por aí. Isso significa que a gente está recompondo quase 30% do efetivo da Polícia Civil”, disse o governador Tarcísio de Freitas, que ainda acrescentou: “Isso é muito significativo e a gente vai nas unidades, vai nas delegacias no interior, e a gente vê que o pessoal está revigorado, porque está chegando gente para somar”.

 

A Polícia Civil vai contar com 1.307 escrivães, que serão redistribuídos, após a formação, para todas as regiões do estado — só na capital e região metropolitana serão quase 450 agentes.

 

Para a Superintendência de Polícia Técnico-Científica, foram nomeados 116 médicos-legistas que vão atuar nos Institutos Médico-Legais do estado. A partir da formação, o percentual de cargos vagos reduzirá de 17% para 2,3%.

 

A nova turma de policiais iniciará na quarta-feira (20) o processo de formação na Academia de Polícia (Acadepol), com duração de cinco meses, para se especializar em conduta, ética e técnicas policiais, criminalística, inquérito policial, medicina e odontologia legal, investigação, dentre outras matérias que vão capacitá-los para exercer a missão policial.

 

“Em novembro do ano passado formamos mais de três mil novos agentes para as Polícias Civil e Técnico-Científica. Hoje nomeamos mais 1,5 mil. Esse é mais um passo que estamos dando para recompor o efetivo policial no estado reforçando a segurança do cidadão paulista”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento.

 

A diretora da Acadepol, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, garantiu que a unidade está preparada para receber os novos policiais. “Temos professores especialistas, com anos de experiência na área, autores de livros, que anseiam contribuir para o futuro da polícia”, mencionou.

 

Para ela, a recomposição do efetivo significa entregar para a sociedade melhorias em termos de ações de combate e prevenção ao crime e busca pela Justiça. “Tenho certeza que, em janeiro, quando eles finalizarem o curso de formação, sairão daqui como profissionais empenhados e com desejo de inovar e fazer a diferença”.

 

Mais delegados e investigadores

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), há ainda dois concursos em andamento, com 1.250 vagas para o cargo de investigador e outras 552 para delegados, reforçando o compromisso do governo estadual na recomposição do efetivo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HABITAÇÃO

Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública

GOVERNO DE SÃO PAULO

Processo seletivo para professores do Ensino Médio técnico seguem até 28 de agosto

MOBILIDADE

Rodovias do Lote Litoral vão ganhar maior ciclovia do Brasil

2
Entre em nosso grupo