Quarta, 30 de Abril de 2025

DólarR$ 5,67

EuroR$ 6,41

Santos

22ºC

ENSINO

Estudantes do 2.º ano Fundamental da Baixada Santista participam da análise da Fluência Leitora

Alunos de escolas das redes municipais e estadual fazem a prova que mede o nível de leitura e compreensão de textos escritos

Robson de Castro

17/03/2025 - segunda às 15h00

A partir de hoje (17), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e municípios da Baixada Santista aplicam a primeira parte da Avaliação da Fluência Leitora do programa Alfabetiza Juntos. A prova está prevista no calendário de março e novembro das escolas com classes do 2º ano do Ensino Fundamental. Na rede estadual, 14, mil estudantes fazem o teste que mede o nível de leitura e compreensão de textos escritos.

 

As unidades de ensino têm entre 17 e 28 de março para aplicar a avaliação. O objetivo da prova é identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. São observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura. 

 

"Em apenas um ano do programa Alfabetiza Juntos, aumentamos o número de municípios parceiros, a quantidade de alunos avaliados e, principalmente, o percentual de alunos que sabem ler de forma adequada. As parcerias e a formação adequada dos professores foram  fundamentais para o avanço", explica o secretário da Educação Renato Feder. 

 

Avanço de 57% em 2024

A meta do governo paulista é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, ao longo do ano a Seduc-SP ofertou às prefeituras parceiras cursos de formação continuada a professores, material didático padronizado e acesso a plataformas de leitura.

 

Na edição de março de 2024 eram considerados leitores iniciantes e fluentes 48% dos alunos avaliados (181.586). Na etapa de novembro, o percentual subiu para 77% (286.676). O resultado mostra que o número de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou em 57% em apenas um ano. 

 

São consideradas leitoras fluentes aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto. 

A avaliação de 2024 também mostrou que caiu a quantidade de alunos que estão nos quatro níveis de pré-leitores. Destaque para o percentual de estudantes do nível mais crítico (1) que diminuiu de 15% (57.183) para 5% (20.250) no total de crianças avaliadas.

 

Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores ao aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O app grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RODOVIAS

Ecovias Imigrantes prevê fluxo de até 305 mil veículos no feriado do Trabalhador

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de SP reforça sinal de socorro para mulheres em situação de violência com o Protocolo Não se Cale

SEUS DIREITOS

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título; prazo termina em 19 de maio

2
Entre em nosso grupo