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Estrela Logística reduz em 99%, as perdas de janelas para o agendamento de navios nos portos

As exportações e importações brasileiras movimentaram entre U$$ 19 e U$$ 79 bilhões de fevereiro a junho de 2025, segundo o Comex Stat, sistema oficial sobre o comércio exterior brasileiro de bens.

Da Redação

03/09/2025 - quarta às 17h00

Neste cenário, milhares de transportadoras realizam a entrada e retirada de contêineres para o envio de cargas. Além disso, precisam disponibilizar equipes para o monitoramento constante sobre os horários de saída/entrada dos navios nos gates, atividade que exige disponibilidade de equipes no local e online.

 

Para evitar atrasos e prejuízos à operação, a Estrela Logistica & Transporte, com sede em Santos (SP), conseguiu reduzir em 99%, erros com horários de chegada dos navios aos portos e das janelas de abertura e fechamento dos gates. 

 

O head de gestão estratégica, Pedro Sorbello explica que as janelas correspondem ao timming que as transportadoras devem agendar a entrega das cargas nos terminais portuários e esta funcionalidade desenvolvida pela Siimp de forma inédita no Brasil, traz um panorama completo para a equipe de logística sobre o mapeamento da movimentação dos navios e a disponibilidade dos gates.

 

Sorbello relata que antes da aplicação da tecnologia Farol, a equipe operacional acessava os sistemas dos terminais portuários durante todo o dia para verificar quais gates estavam disponíveis e a previsão de atracação dos navios. Depois disso, era possível realizar o agendamento a entrega dos containers, atividade que demorava muito e trazia muitos erros.

 

Avanços na operação

 

"Hoje, apenas com o acesso à plataforma Farol, tecnologia inédita que integra a janela de disponibilidade de navios nos portos brasileiros, é possível se antecipar de acordo com as previsões de abertura gate, que é feito em questões de segundos, sem erros. E o colaborador recebe o horário de chegada do navio também por mensagem whatsapp e evita atrasos ou perda de janelas nos terminais ", destaca o gestor.

 

Ele lembra que o transporte de contêineres tem início dois dias antes: retirada dos contêineres vazios, programação da viagem e realização da viagem e depois o carregamento e entrega. "Por isso, a tecnologia Farol tornou-se fundamental para a nossa operação, ao apontar dados como previsão de atracação, janelas de gate e eventos logísticos relevantes, visibilidade em tempo real de cada fase da operação portuária".

 

Sorbello destaca também o recurso de monitoramento inteligente. "O sistema notifica e exibe em tempo real o status dos navios e a liberação das janelas, permite que a equipe operacional realize o agendamento no sistema do terminal", finaliza ele.

 

Por ano, a Estrela Logistica & Transporte realiza cerca de 15 mil viagens para operações de exportação e importação nos portos de Santos (SP), Itapoá, Itajaí e Navegantes (SC), entre cargas secas (10%) e 90% de contêineres (embarque e desembarques) para os setores de tecnologia, tecidos, maquinários, peças, entre outros.

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