Quarta, 30 de Abril de 2025

DólarR$ 5,63

EuroR$ 6,39

Santos

21ºC

MEIO AMBIENTE

Estado de SP lidera com 13 das 34 cidades reconhecidas pela ONU no Selo Cidade Verde do Mundo

Cubatão, que já foi considerado um dos lugares mais poluídos do mundo nos anos 1980, agora figura na seleta lista de cidades verdes

Da Redação

19/04/2025 - sábado às 09h06

O Estado de São Paulo se destacou ao ter 13 das 34 cidades brasileiras reconhecidas pela ONU com o selo internacional "Cidade Verde do Mundo". Conhecido internacionalmente como Tree Cities of the World, trata-se de uma certificação concedida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em parceria com a Arbor Day Foundation.
 

A certificação reconhece cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes de manejo de florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas verdes, além de projetos habitacionais que preservam ecossistemas como manguezais e restingas.
 

Cubatão - O município da Baixada Santista ganhou destaque por ter sido conhecido, na década de 1980, como um dos mais poluídos do mundo, e agora é referência em transformação ambiental. Atualmente, a cidade é referência em políticas de sustentabilidade e preservação ambiental. Projetos habitacionais como os da Vila Esperança, Vila dos Pescadores e Ilha Caraguatá também contribuíram para esse avanço, com foco na conservação de ecossistemas como manguezais e restingas.
 

Além de Cubatão, outras 12 cidades paulistas foram agraciadas: Cordeirópolis, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a capital, São Paulo.
 

Esse esforço local está alinhado a políticas estaduais mais amplas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O Governo de São Paulo, no contexto do Plano Estadual de Meio Ambiente, oferece aos municípios programas como o Município VerdeAzul (PMVA) e o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-SP), além de ter dobrado o valor do repasse do ICMS Ambiental. "Todas as cidades premiadas participam de pelo menos um desses programas, que visam orientar e apoiar as gestões públicas nas políticas de gestão ambiental, no planejamento alinhado à sustentabilidade, bem como valorizar e premiar aquelas que avançam no desenvolvimento sustentável", afirma o subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Jônatas Trindade.
 

Programa Município VerdeAzul - Lançado em 2007 pela Semil, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem como objetivo apoiar os municípios paulistas na criação e execução de políticas públicas ambientais. A iniciativa promove a descentralização da gestão ambiental, oferecendo capacitação técnica e realizando avaliações constantes por meio do Indicador de Avaliação Ambiental (IAA), que compõe o Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas.
 

O programa reconhece os destaques com prêmios como o Certificado Município VerdeAzul e o Prêmio Governador André Franco Montoro. Das 13 cidades paulistas reconhecidas pela ONU, 12 participaram do PMVA no ciclo 2022/2023.
 

Em âmbito geral, 412 municípios participaram do programa, dos quais 85 foram certificados pelo PMVA.
 

ICMS Ambiental - Outra ferramenta estadual de incentivo à sustentabilidade é o ICMS Ambiental, criado pela Lei Estadual nº 17.348/2021. A medida destina parte do repasse do ICMS a municípios que adotam boas práticas ambientais, como a preservação de áreas protegidas e a mitigação de impactos ecológicos.
 

Em 2024, a legislação foi atualizada para ampliar a participação dos municípios, dobrando o valor dos repasses. Todas as 13 cidades paulistas premiadas internacionalmente receberam repasses do ICMS Ambiental por seu comprometimento com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Até o momento, 604 municípios paulistas foram contemplados com repasses vinculados a critérios ambientais.
 

Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-SP) - O Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), instituído em 2022, é outro marco importante na gestão ambiental do estado. A política pública orienta o uso sustentável do território, com base em suas características ambientais e socioeconômicas. O ZEE-SP divide o estado em nove zonas e é coordenado pela Semil em colaboração com órgãos públicos e organizações da sociedade civil, por meio da RedeZEE-SP.
 

Entre os municípios reconhecidos pela ONU, sete receberam capacitação do ZEE-SP: Cordeirópolis, Cubatão, Guarujá, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taubaté e a capital paulista. Essas cidades receberam orientações estratégicas para investimentos públicos e privados alinhados à sustentabilidade. Ao todo, 160 cidades do Estado participaram do programa de capacitação entre 2023 e 2024.
 

Confira a lista completa:

  • São Paulo (13 cidades) - Cordeirópolis, Cubatão, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo (capital) e Taubaté
  • Paraná (5 cidades) – Cianorte, Ivaiporã, Marialva, Paranaguá e Pinhais
  • Paraíba (3 cidades) – João Pessoa (capital), Cabedelo e Campina Grande
  • Mato Grosso do Sul (2 cidades) – Campo Grande (capital) e Três Lagoas
  • Rio de Janeiro (2 cidades) – Niterói, Nova Friburgo
  • Minas Gerais (2 cidades) – Belo Horizonte (capital) e Juiz de Fora
  • Rio Grande do Sul (2 cidades) – Porto Alegre (capital) e Rio Grande
  • Ceará (1 cidade) – Itapipoca
  • Alagoas (1 cidade) – Arapiraca
  • Goiás (1 cidade) – Goiânia (capital)
  • Pernambuco (1 cidade) – Recife (capital)
  • Piauí (1 cidade) – Teresina (capital)

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

RODOVIAS

Ecovias Imigrantes prevê fluxo de até 305 mil veículos no feriado do Trabalhador

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de SP reforça sinal de socorro para mulheres em situação de violência com o Protocolo Não se Cale

SEUS DIREITOS

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título; prazo termina em 19 de maio

2
Entre em nosso grupo