Praia Grande
Projeto de instalação de placas solares promete economia de até 70% na conta de luz e reforça compromisso com sustentabilidade
Da Redação
16/07/2025 - quarta às 17h00
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande acaba de concluir a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica para abastecer seus setores e reduzir custos com eletricidade em até 70%. A iniciativa faz parte de um projeto de eficiência energética desenvolvido junto à CPFL, cujas tratativas tiveram início em setembro de 2022.
As placas solares foram recebidas em 4 de abril deste ano, devidamente verificadas e armazenadas para garantir a segurança antes da instalação. Os trabalhos começaram no dia 16 do mesmo mês, com as primeiras estruturas sendo montadas nos setores vermelho e laranja, corredor da diretoria e recepção central. Durante o processo, foram realizadas trocas de telhas e manutenções no telhado para viabilizar a fixação dos painéis.
Entre os equipamentos instalados está o inversor solar, responsável por converter a energia gerada pelas placas — captada por células fotovoltaicas — em eletricidade pronta para uso nos setores da unidade de saúde. Um novo relógio híbrido foi colocado para registrar tanto o consumo fornecido pela CPFL quanto a energia gerada internamente.
O sistema teve sua instalação finalizada em 3 de maio, seguida de testes e liberações para operação em todos os setores. Em 28 de maio, o AME deu início ao funcionamento oficial do sistema, passando a gerar parte significativa de sua energia de forma limpa e renovável.
"Com esse projeto, o AME de Praia Grande dá um passo importante para garantir mais eficiência no uso dos recursos públicos e para minimizar seu impacto ambiental, mostrando que sustentabilidade e cuidado com a saúde podem caminhar juntos", garante Cássio Lopes, diretor-geral do AME-PG.
FUNCIONAMENTO
A operação do sistema solar é simples: as placas captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas. A eletricidade gerada abastece os setores do AME Praia Grande. Quando há produção excedente, a energia é injetada na rede elétrica, gerando créditos que podem ser usados para reduzir futuras contas de luz.
Além da economia estimada em até 70% no consumo de energia da rede, o projeto reforça o compromisso com práticas sustentáveis e a redução das emissões de dióxido de carbono. O AME conta ainda com um aplicativo de monitoramento em tempo real, que exibe geração e consumo de energia, créditos acumulados e desempenho do sistema.
Deixe a sua opinião
ver todos