ESTADO
Pacto pela Inclusão Produtiva da ferramenta conecta empresas e políticas públicas para gerar emprego e qualificação no Estado
Da Redação
04/08/2025 - segunda às 19h00
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, a plataforma Trampolim firmou parceria com grandes associações para ampliar oportunidades de emprego e qualificação em todo o estado. As instituições aderiram, sem custo, ao Pacto pela Inclusão Produtiva, um movimento estratégico voltado à geração de emprego, renda e qualificação profissional no Estado de São Paulo.
Sem exigência de contrapartida financeira, as instituições signatárias do pacto têm acesso a eventos, feirões de empregabilidade e participam de grupos técnicos e comitês promovidos em parceria com a SDE.
"As associações aderentes colaboram diretamente na formulação de políticas públicas, podem compartilhar estudos setoriais, ofertas de qualificação gratuitas e acessar todos os instrumentos de empregabilidade do Governo do Estado, participando ativamente de projetos prioritários de inclusão produtiva e empregabilidade da SDE", explica Mariana Rodrigues, subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade da pasta.
Um dos parceiros signatários do compromisso é a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que representa mais de 2 mil empresas e mais de 7.500 lojas. "O pacto nos ajuda a estar mais atentos a demandas de contratação e qualificação, promovendo adequações e soluções alinhadas à realidade do setor", afirma Erlon Ortega, presidente da Apas. "Unimos forças com o Trampolim, iniciativa que beneficia tanto o desenvolvimento social quanto o fortalecimento das atividades da nossa entidade", complementa.
As entidades aderentes ao pacto poderão participar ativamente da capacitação de candidatos, conforme as demandas do setor e da região. As empresas podem sugerir cursos específicos, e os interessados se inscrevem diretamente pela plataforma Trampolim.
A qualificação é destacada também por Joseph Couri, presidente do Sindicato Patronal da Micro e Pequena Indústria (Simpi Nacional). "Acreditamos muito na formação das pessoas, na qualificação do candidato. Nós assinamos o pacto com objetivo de trazer resultados concretos para as empresas e os trabalhadores, para termos ainda mais profissionais qualificados", afirma.
"Ao assinar o pacto, buscamos contribuir para a conexão entre empregos que estão disponíveis no nosso setor, com bons benefícios, e as pessoas aptas no mercado", destaca Fernanda Abilio, diretora-executiva da Associação Paulista dos Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas (Florestar São Paulo). "O programa Trampolim vem justamente para isso, facilitar esse encontro e beneficiar tanto o setor quanto a sociedade."
Como aderir ao pacto
O processo de adesão é simples. Basta preencher e assinar o Termo de Compromisso disponível no site oficial da plataforma: www.trampolim.sp.gov.br. O documento deve ser enviado para o e-mail [email protected], com o título "Termo de compromisso do Pacto pela inclusão produtiva e empregabilidade de São Paulo".
Após análise técnica e aprovação, a entidade passa a integrar oficialmente a rede de signatários e pode usufruir de todos os benefícios.
Sobre o Trampolim
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a plataforma gratuita Trampolim integra, em um único ambiente digital, ações de capacitação, empregabilidade e desenvolvimento regional. Confira mais informações no site oficial da plataforma.
Sobre o SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Deixe a sua opinião
ver todos