BAIXADA SANTISTA
Última reunião do ano ocorreu nesta terça (16) na Sede da USIMINAS em Cubatão
Da Redação
17/12/2025 - quarta às 10h00
Nesta terça-feira (16), o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB) realizou sua 261ª reunião ordinária, a última do ano, na sede da USIMINAS, em Cubatão. O encontro teve como foco o avanço do Plano de Gestão Integrada das Orlas (PGI), onde o Condesb deu mais um importante passo no desenvolvimento de colaboração de diversos municípios da Baixada Santista.
Também foi feito um balanço positivo das conquistas durante o ano de 2025 para São Vicente e toda a região.
A reunião, conduzida pelo Prefeito de São Vicente e Presidente do Condesb, Kayo Amado, contou com a participação de diversos prefeitos da região, representantes da UNIMINAS, AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista), além do anfitrião municipal, o Prefeito de Cubatão, César Nascimento.
Além disso, durante o encontro foi anunciado apoio financeiro do Fundo Condesb para o PGI, para as cidades de Peruíbe, Mongaguá e Guarujá.
Outro avanço relevante discutido foi o desenvolvimento do plano de macro e microdrenagem, que trará benefícios significativos para São Vicente e toda a região, especialmente no que tange à melhoria da infraestrutura urbana e prevenção de enchentes.
Com a chegada da alta temporada, o Prefeito Kayo Amado também destacou os ganhos históricos da Operação Verão deste ano, com o maior número de efetivo de segurança já registrado na história de São Vicente. A ação também foi reforçada por uma parceria estratégica com o Estado, que arcará com os custos de alimentação dos policiais.
"Vamos para mais uma temporada com policiamento reforçado. Ao todo, somando o reforço da Operação Verão com o nosso efetivo da Polícia Militar e da GCM, teremos mais de 800 agentes de segurança. Essa integração busca proporcionar um final e um início de ano tranquilos às famílias, às crianças e a quem visitar São Vicente", reforçou Kayo.
Prefeitos da região ressaltaram a importância da indústria local, que emprega mais de 30% da força de trabalho da região, e a necessidade de apoio federal para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento econômico local. Kayo Amado concluiu a reunião com uma mensagem otimista:
"A expectativa para 2026 é de continuidade dos avanços. A Baixada Santista tem grande potencial e nosso trabalho no Condesb visa fortalecer ainda mais a região, seja na infraestrutura, segurança ou no apoio ao desenvolvimento econômico."
Deixe a sua opinião
ver todos