VÔLEI DA BAIXADA
Praia Grande bateu o Climed Atibaia, por 3 sets a 0
Da Redação
26/09/2025 - sexta às 12h53
Com uma ótima atuação coletiva, o Time PG de vôlei masculino adulto se despediu diante da sua torcida com vitória do Campeonato Paulista da Divisão Especial de 2025. Na última rodada da fase de classificação, Praia Grande bateu o Climed Atibaia, por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/21 e 25/20. A partida ocorreu na noite de quinta-feira (25), no Ginásio Rodrigão, que outra vez recebeu excelente público.
O técnico do Time PG, Rodrigo Santana, o Rodrigão, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei, analisou de forma positiva a segunda participação de Praia Grande em toda sua história no Paulista da Divisão Especial, a elite da modalidade no Estado de São Paulo. No total, foram seis jogos disputados com duas vitórias e quatro derrotas.
“Dos três jogos que fizemos em casa, vencemos dois. Perdemos apenas para o Vôlei Renata, atual campeão Paulista e maior favorito para o título desse ano também. Tivemos duas derrotas em uma semana, para o Viapol São José e o Mogi Vôlei. Esses tropeços acabaram com as chances de chegarmos às semifinais. Mesmo assim, jogamos de igual para igual com os adversários em todas as rodadas. Mas a nossa equipe está evoluindo. Teremos tempo para trabalhar e treinar bastante de olho na Superliga B, o principal objetivo da temporada”, disse Rodrigão.
Agora, após jogar o Paulista, Praia Grande iniciará a preparação para disputar a Superliga B. A competição nacional, último degrau para chegar até a elite, a Superliga, está prevista para começar no final do mês de novembro. Antes, o Time PG deverá participar de dois torneios que servirão como ‘laboratório’ para a equipe, as copas Joinvile e Araguarí, respectivamente em outubro e novembro.
“Serão importantes testes que teremos pela frente nessas duas Copas. Vamos jogar contra equipes com o orçamento igual o nosso, diferente do que enfrentamos no Paulista da Divisão Especial. Algumas delas estarão também na Superliga B”, analisou o técnico praia-grandense.
Vitória na despedida
O Time PG entrou na última rodada da fase inicial do Campeonato Paulista já sem chances matemáticas de disputar uma vaga nas semifinais. O sonho de jogar os playoffs da elite do estadual foi adiado para a temporada de 2026. Apesar disso, o elenco comandado por Rodrigão estava focado em se despedir com uma vitória por dois motivos: acabar com a má fase e presentear a torcida com um triunfo.
A tarefa no primeiro set não foi fácil. Time PG e Climed Atibaia duelaram de forma equilibrada. A perseguição entre as duas equipes durou até os últimos pontos. Com o levantador, Matheus Bento, variando as jogadas ofensivas, Praia Grande abriu vantagem. A equipe praia-grandense chegou a desperdiçar dois set points. No terceiro confirmou o ataque, fechando em 25/23.
O triunfo na primeira parcial trouxe a tranquilidade que faltou nas rodadas anteriores. Os jogadores de Praia Grande passaram a jogar mais leves. Assim, o aproveitamento ofensivo e defensivo subiu, com destaque para os centrais Alemão e Puyol, eleito o melhor em quadra. Os dois bloquearam e atacaram com maestria. O Time PG abriu 2 a 0 no placar, vencendo o segundo set por 25/21.
Empurrado pela torcida, que mais uma vez compareceu em ótimo número ao Ginásio Rodrigão, o Time PG não diminuiu o ritmo. Pelo contrário, o ponteiro, Igor Silva, e o oposto, Paulo Sérgio, praticamente venceram todos os duelos contra os bloqueadores adversários no terceiro set. Cada ponto marcado pelos donos da casa se transformava em festa nas arquibancadas. Sem sustos, Praia Grande fechou a parcial em 25/21, e o jogo em 3 a 0.
“A nossa torcida merecia essa vitória. Estamos felizes por este triunfo e também pela atuação que tivemos. Não classificamos para as semifinais, mas mostramos que o projeto do vôlei em Praia Grande segue avançando e evoluindo. Vamos nos preparar da melhor forma possível para a sequência da temporada”, afirmou o central, Alemão, um dos jogadores mais tietados pelos torcedores. Antes de deixar a quadra, o atleta praia-grandense tirou várias fotos e deu muitos autógrafos. “Agora, que venha a Superliga B”.
Deixe a sua opinião
ver todos