ESPORTE
Secretário Marcos da Costa prestigia a competição inédita que reúne nove equipes de cinco países sul-americanos no Clube Espéria, em São Paulo
Da Redação
04/02/2026 - quarta às 15h00
O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, participou da abertura oficial da 1ª Copa Libertadores da América de Futebol para Amputados 2026, realizada no Clube Espéria, na zona norte de São Paulo, na noite desta segunda-feira (2).
Em sua primeira edição, a competição reúne nove equipes de alto nível, reunindo clubes do Brasil, Argentina, Equador, Peru e Chile. Os jogos estão sendo disputados no Clube Espéria até sábado (7), quando ocorrerá a grande final. Representam o Brasil os clubes Ourinhos, São Bento, SRN Espéria e Assama.
Entre as estrelas do campeonato está o jogador Rogerinho, que com mais de 600 gols, detém o título de maior artilheiro mundial do futebol de amputados.
"É uma honra prestigiar a abertura desta competição histórica. O futebol para amputados representa muito mais do que uma modalidade esportiva: é símbolo de superação, inclusão e alta performance", declarou o secretário Marcos da Costa. "Temos trabalhado intensamente para que modalidades como essa ganhem cada vez mais visibilidade e apoio. Nossa luta é para que o futebol para amputados seja reconhecido oficialmente como modalidade paralímpica, garantindo aos atletas o devido reconhecimento internacional e as oportunidades que merecem de competir nos Jogos Paralímpicos."
A presença do secretário na abertura reafirma o compromisso da SEDPcD com o fortalecimento do esporte adaptado e a promoção de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade.
Também estiveram presentes na abertura a secretária de Esportes do estado, coronel Helena Reis; a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; o presidente da Diretoria Administrativa do Clube Espéria, Osvaldo Arvate Junior; o presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Amputados, Felipe Catunda; e o vereador Silvinho Leite. No evento, as autoridades também destacaram o projeto para tornar o futebol de amputados uma modalidade paralímpica.
Realizada pelo Instituto Sandra Regina Nunes, a Copa Libertadores de Futebol para Amputados possui chancela da Confederação Brasileira de Futebol de Amputados (CBFA), da Confederação Sul-Americana de Futebol para Amputados e da World Amputee Football Federation (WAFF), reforçando o peso institucional e esportivo do torneio.
Deixe a sua opinião
ver todos