JOGOS REGIONAIS
Tradição, investimento na base, contratações pontuais acertadas e muita vontade de vencer
Da Redação
15/07/2025 - terça às 09h30
Esses são alguns dos motivos que explicam o início de semana vitorioso na 67ª edição dos Jogos Regionais, em São Bernardo do Campo. Nesta segunda (14), as equipes femininas foram a responsáveis pela maioria dos títulos, vencendo no basquete sub-21, badminton, xadrez e futsal. Também foi ouro a bocha, enquanto o badminton masculino terminou na 3ª colocação. Na classificação geral, Santos está na liderança com 92 pontos, seguido de Praia Grande, com 59, e a anfitriã São Bernardo do Campo, com 46. A competição vai até o dia 20 de julho e classifica para os Jogos Abertos do Interior.
Depois do ouro por equipes no masculino (Felipe Leon Fonseca, Lucas Russi, Luiz Henrique Dias e Rafael Lajusticia) e feminino (Mariana Freitas, Raissa Rocha e Yasmin Curi, o badminton santista teve nesta segunda as disputas do individual e duplas. Mariana Freitas foi campeã no individual e nas duplas, ao lado de Yasmin Cury, que saiu mais uma vez vitoriosa dos Regionais.
Yasmin venceu a competição por equipes pelo terceiro ano consecutivo. No ano passado, foi ouro também nas duplas e no individual. Dessa vez, ela representou Santos apenas nas duplas, levando o ouro e garantindo o troféu de campeão para o badminton feminino santista.
“Estou muito feliz e honrada por ter conquistado o título de campeã nas categorias que joguei. A participação foi muito positiva, é muito gratificante poder contribuir com a classificação de Santos no badminton feminino para os Jogos Abertos do Interior, que é o nosso maior objetivo”, disse a atleta. Santos brigará pelo bi nos Abertos.
Já a equipe masculina terminou a competição na terceira colocação.
BOCHA
O tradicional esporte que já foi amplamente praticado em Santos, chegando a contar com 34 clubes, continua mostrando sua força, de pentacampeão dos Jogos Abertos do Interior.
Nos Regionais, mais um título com performance impecável. Venceu os três adversários (São Bernardo, Peruíbe e Praia Grande) por 2 a 0. Bicampeão por Santos, Fernando Ianni Júnior destacou a força dos adversários e enalteceu a equipe santista. “Muito unida, de alto nível, todos amigos e parceiros. Fizemos jogos muito bons e conseguimos executar o que o técnico Fernando passou nos treinamentos”, disse.
Para o técnico Fernando Gonçalves Nunes da Silva, o título teve sabor especial. Ele foi técnico em 2001 e 2003 de Santos, venceu os Abertos e acabou se afastando do esporte em 2010. “Esse time já está montado, foi campeão dos Jogos Abertos no ano passado e neste ano manteve seu nível. Me sinto orgulhoso e feliz, porque já havia vencido os Abertos, mas os Regionais é a primeira vez”.
A equipe de bocha conta também com Bernardo Henrique Barbosa, Claudemir Biganzolli, Danilo da Silva, Edgar Freitas, Glauber Fernandes, Jackson Henrique Galeano, Kelvin Willian Rondon e Tarcisio Barbosa, com Emerson Konda na comissão técnica.
BASQUETE FEMININO SUB-21
As meninas do basquete sub-21 confirmaram o favoritismo e conquistaram o tricampeonato dos Jogos Regionais ao vencer a melhor de três confrontos contra Praia Grande, pelos placares de 43 a 11 e 50 a 17.
A técnica Carmem Fernandes teve a equipe mais uma vez saindo vitoriosa, mas afirma que não existe essa de se acostumar. “Praia Grande tem um ótimo trabalho com basquete feminino e não podemos baixar a guarda, por isso foi necessária a defesa forte. Cada ano é uma luta”, disse. Ela também falou da expectativa para os Abertos: “Ficar entre as quatro equipes principais, já que participam jogadoras com nível de seleção brasileira, do sub-21”.
E Santos tem jogadoras deste nível, como Ana Carolina Ferreira Lopes, a Carolzinha, que foi a cestinha da partida neste domingo com 16 pontos. Reforço para Santos nesta temporada, ela tem passagem pela seleção brasileira, destaque no Jogo das Estrelas representando Campinas e campeã do CBI 23. Muita experiência e vitória com apenas 19 anos.
“É a minha primeira vez jogando por Santos e também os Regionais”, disse a atleta, feliz com o resultado. “Só que não foi apenas conquistar o primeiro lugar, mas sim, jogar com meninas tão novas e inteligentes e poder aprender com elas”, disse. “Ser a cestinha do jogo foi consequência dos esforços dentro de quadra. Gratidão a Dona Carmem, por confiar em me manter em quadra e mais ainda as minhas companheiras de time, pois sem elas, não seria possível”, afirmou.
O time da Fupes segue a temporada com o Campeonato Brasileiro - CBI u23, Campeonato Paulista da Liga Paulista de Basketball - LPB Adulto, Campeonato da Nova Liga de Amadora de Basquete - NLAB adulto e Campeonato Santista - CSB adulto, participando com jogadoras de 16 a 18 anos.
Sobre os Abertos, as expectativas de Carolzinha são altas; “Vai ser a minha primeira vez. Acredito que se jogarmos em conjunto, podemos sair vitoriosas. Será um campeonato com times duros e experientes, mas nada que não possamos vencer, pois estamos vindo em uma crescente bacana de se ver”.
XADREZ FEMININO
Outra modalidade que conquista mais uma vez o título dos Jogos Regionais é xadrez feminino, do técnico Carlos Sega. Após vencer por 4 a equipe de Diadema, decidiu o título contra São Bernardo por 3 a 1.
Ele destacou que as jogadoras Artemis, Rauanda, Tainá, Ana Beatriz, Juliana e Lara já vem de outros resultados positivos como os Jogos Abertos, em 2024, e os Jogos da Juventude, no caso da Lara. “Agora é seguir com o treinamento rumo aos Abertos”.
Também falou sobre a jogadora Tainá, que estava com o braço direito quebrado, o que dificultou um pouco os movimentos. “Mas com boa concentração conseguiu superar a adversária”, completou.
O segredo de Tainá é fácil de explicar. Começou a jogar aos 6 anos, com 10 anos já participava dos Regionais, conquistando seu tetracampeonato. “Eu quebrei meu braço no final de semana passado, andando de skate, ou melhor, tentando. Minha primeira reação foi boa, achei que tinha conseguido uma folga do trabalho e poderia jogar todos os dias, minha mãe não queria que eu jogasse, mas eu não perderia por nada”, confessa.
“No xadrez precisamos anotar os lances, isso foi algo que me preocupou bastante, porque eu sou destra, e quebrei justamente o braço direito. Tentei escrever o cabeçalho e não fui muito bem, tive que pedir ajuda para a minha amiga, para ela escrever por mim, o que só aumentou meu medo, mas com o passar dos lances fui conseguindo escrever, com a letra horrorosa, é claro, mas legível”, diz a sincera atleta, que brigará agora pelo bi nos Abertos.
FUTSAL FEMININO
As meninas do futsal santista conquistaram o título dos Jogos Regionais, nesta segunda, após vitória por Diadema por 5 a 2. Antes, venceram Embu das Artes por 3 a 0 e Bertioga por 8 a 0, garantindo vaga para os Abertos.
O elenco comandado pela técnica Silvania Alves de Almeida conta com Alicia, Ana Alice, Gabriela, Giovanna Freitas, Giovanna Oliveira, Hellen Caroline Almeida, Iasmin Lauani, Isabel Cristina, Kailany Vitória, Lorena Catherine, Maria Eduarda, Mylena Pereira e Tainá Vitorino.
MAIS VITÓRIAS
Depois de vencer Diadema por 3 a 1, Itanhaém por 4 a 0, 2,5 x 1,5 contra São Bernardo, o xadrez masculino busca o título de campeão nesta terça (14) contra Praia Grande. A malha venceu Jandira por 108 a 14 e agora enfrenta Cotia. Já venceu Ribeirão Pires por 82 a 22 e Mauá por 60 a 22. As duplas de volei de praia masculina e feminina venceram as semis contra Guarujá e São Bernardo, respectivamente, e ambas fazem final contra Praia Grande.
No atletismo, saíram as primeiras medalhas: Emillie Laize Pereira Santos foi campeã nos 5000m e Rafael Felipe Gomes Caldeira foi bronze no masculino. Ana Rafaela Ribeiro Costa foi bronze nos 100m s/barreiras e prata nos 100m rasos.
Janaina Lima Terranova Santos e Esther Santos Barreto fizeram dobradinha nos 800m com ouro e prata, respectivamente.
Larissa Seraphim R. Camara foi prata no lançamento com martelo, assim como Micael Batista dos Santos nos 800m.
Gustavo Lindbeck Rodrigues conquistou o bronze no salto em distância, assim como a equipe feminina de revezamento 4x100m (Esther Santos Barreto, Janaina Lima Terranova, Ana Rafaela Ribeiro da Costa e Emillie Laize Pereira Santos. No masculino, a equipe ficou com a prata (Gustavo L C. Rodrigues, José Arthur R de Almeida, Michael B dos Santos e Paulo Renato M Coelho).
O futsal masculino santista estreou com vitória por 3 a 2 contra Mauá.
A equipe de futebol ganhou de 1 a 0 de Bertioga. O vôlei masculino também começou bem com 3 sets a 0 contra Praia Grande.
SANTOS NOS JOGOS
Santos já conquistou o título no biribol, capoeira no masculino e feminino, judô masculino e vice no feminino.
No total, a delegação da Fupes conta com 536 pessoas, sendo 407 atletas em 44 modalidades, comissão técnica e funcionários. Os Jogos Regionais são organizados pela Secretaria de Esportes e esta etapa, com 21 municípios, define os classificados para os Jogos Abertos do Interior.
A 1ª Região Esportiva compreende municípios da Grande São Paulo e da Baixada Santista: Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Guarujá, Jandira, Mauá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.
Deixe a sua opinião
ver todos