ESPORTE
A santista bicampeã paralímpica Beth Gomes (Fupes/Ecoporto) faz suas últimas disputas preparatória em solo nacional antes da disputa do Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado de 27 de setembro a 5 de outubro, em Nova Déli, na Índia
Da Redação
15/08/2025 - sexta às 19h31
Ela participa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2025, que chega a sua 27ª e última etapa nesta semana, de sexta-feira (15) a domingo (17), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Nos dias 23 e 24, ela ainda participa do Circuito Paralímpico Brasileiro.
"Vai ser muito importante ver como estão meus arremessos, meus lançamentos e tudo aquilo que já treinei para que eu possa chegar no Mundial muito bem preparada", afirmou a santista.
Aos 60 anos, Beth afirmou que o Meeting é uma competição especial por unir diferentes gerações. "O interessante para mim é o encontro com os jovens atletas em busca de sua evolução, a possibilidade de conviver com eles, competir e mostrar que sonhos são para ser conquistados. É uma interação muito importante para nós, atletas de alto rendimento, para passar nosso legado para aqueles que estão vindo", disse a atleta da classe F53 (competem em cadeiras de rodas).
FELICIDADE IMENSA APÓS CONVOCAÇÃO
Mesmo já sendo aguardado, Beth classificou como uma felicidade imensa seu nome na convocação dos 50 atletas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (CPB) para representar o País em sua 12ª participação na história da competição.
Um dos maiores nomes do esporte nacional, Beth já coleciona medalhas em mundiais. Foi campeã mundial no lançamento de disco em Dubai em 2019. Em 2023, fez história com dois ouros e dois recordes mundiais no Mundial em Paris, na França, obtidos no arremesso de peso e lançamento de disco. Em 2024, em Kobe, no Japão, Beth confirmou o favoritismo com o tricampeonato mundial no lançamento de disco e faturou a prata no arremesso de peso.
TRAJETÓRIA VITORIOSA
Em Jogos Olímpicos, Beth conquistou a medalha de ouro para o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, ao quebrar duas vezes seu próprio recorde mundial no lançamento de disco na classe F52, consolidado no último lançamento de 17,62 metros. Nas Paralimpíadas de Paris 2024, conquistou a medalha de prata no arremesso de peso - F54 (categoria acima) se consagrou bicampeã Paralímpica do lançamento do disco - F53.
No final de maio deste ano, Beth bateu recorde mundial pela 43ª vez, no Circuito Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Desta vez, quebrou seu próprio recorde mundial no lançamento de dardo, com a marca de 14,48. Neste ano ela também já faturou diversas competições nacionais, além das duas medalhas de ouro no Grand Prix de Cali, na Colômbia.
Deixe a sua opinião
ver todos