ESPORTE
Iniciativa une teoria e prática ao levar crianças a uma experiência imersiva no espaço histórico do surfe, aliando valores, meio ambiente e transformação social
Da Redação
23/07/2025 - quarta às 06h00
Mais do que uma aula fora da sala, a recente visita ao Museu do Surf foi um momento marcante para diversas crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Ondas. A atividade integrou a conclusão da segunda etapa do Projeto Integrador, iniciativa pedagógica que articula o surfe educativo com temas como inclusão, meio ambiente, cidadania e autoconhecimento.
O Projeto Ondas atua no contraturno escolar, oferecendo apoio pedagógico, inclusão digital, educação ambiental, assistência social e jurídica, além de atividades esportivas, como o surfe. Ao longo dos anos, já impactou a vida de famílias em situação de vulnerabilidade social no município e influenciou positivamente a trajetória de várias pessoas da comunidade.
A visita ao museu teve como principal intuito ampliar a compreensão dos alunos sobre a história e os valores do surfe. Kaipo de Jesus, coordenador pedagógico do projeto, explica: “Queríamos conectar o conteúdo pedagógico com vivências reais e inspiradoras, estimulando o pensamento científico, crítico e criativo”. Ao conhecerem de perto pranchas antigas, fósseis marinhos e a história de personagens marcantes do esporte, como o paratleta ‘Pirata’, as crianças refletiram sobre superação, respeito à diversidade e pertencimento ao território.
Além da imersão no mundo do surfe, a experiência também serviu como ponte entre teoria e prática. Os conteúdos vistos em sala — como leitura do mar, ventos, marés, correntezas e cidadania no surfe — foram vivenciados em campo, com observações diretas no museu, no píer e na Praia do Maluf. “Isso fortalece a aprendizagem de forma concreta, tornando o conhecimento mais significativo para os educandos”, avalia Kaipo.
O dia também contou com um encerramento especial: as crianças participaram da atividade “Repórter por 1 Dia”, registrando a visita com fotos, entrevistas e relatos. Ao retornarem à sede do projeto, receberam chocolates doados por uma instituição parceira, encerrando a jornada com afeto e alegria. “O sentimento coletivo foi de realização. As crianças demonstraram mais autonomia, curiosidade científica e senso crítico. O surfe passou a ser visto não só como esporte, mas como espaço de convivência, autoconhecimento e transformação”, reforça o coordenador.
A visita simboliza ainda a transição para a terceira fase do Projeto Integrador — “Desenvolvimento do Tema” — que seguirá até novembro, com novas oficinas, rodas de conversa e vivências práticas. A proposta é aprofundar temas como emoções, cidadania e responsabilidade social, com foco na formação integral dos educandos.
“Iniciativas como essa mostram que a educação vai além da sala de aula. O mar ensina sobre paciência, respeito, superação e coragem — valores essenciais para a vida em sociedade. E quando esse aprendizado vem acompanhado de escuta, afeto e vivência, os resultados são profundos e duradouros”, finaliza Kaipo de Jesus.
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