ESPORTES
Técnico praia-grandense foi convocado para dirigir seleção brasileira da categoria
Da Redação
01/05/2025 - quinta às 11h47
Você já ouviu falar em Flag Football? Sabe o que é? Trata-se de uma modalidade esportiva, inspirada no rugby e futebol americano, que tem atraído cada vez mais adeptos em todo o Brasil. Inclusive em Praia Grande, que conta com a atual equipe vice-campeã do 1° Campeonato Paulista Feminino de Flag Football sub-15. E mais, o bom desempenho fez com que o servidor público, Luis Aquino, técnico do time praia-grandense, fosse convocado para dirigir a seleção brasileira da modalidade na mesma categoria.
Praia Grande foi representada na competição pela equipe Four Fun, comandada por Aquino. A disputa ocorreu em Taubaté e contou com a participação de cinco clubes. Única representante da Baixada Santista, a equipe garantiu o segundo lugar ao enfrentar Tribais CT. Além do bom desempenho coletivo, a atleta Ester Zenith garantiu o troféu de melhor jogadora de ataque do campeonato.
O bom desempenho teve um gosto ainda mais especial. A maioria das esportistas do Four Fun tem em média 12 anos e, na competição, as demais equipes tinham atletas com idades de 13 e 14 anos. "Esse foi o primeiro campeonato feito exclusivamente para meninas. Os campeonatos anteriores eram mistos, ou seja, times compostos por meninos também. E logo na estreia, elas foram muito bem. Nem mesmo a diferença de idade interferiu", enalteceu Aquino.
A performance da equipe na competição rendeu ao servidor público praia-grandense o convite para assumir como técnico principal (head coach) da seleção brasileira de Flag Football, na categoria sub-15. Além dele, a Baixada Santista será representada também por Adriana Leite, que terá a função de coordenadora de ataque. "É uma honra receber este chamado. Dentro da modalidade, eu tracei algumas metas a serem alcançadas. Entre elas, era ser técnico da seleção brasileira e conseguirei realizar este sonho com a categoria sub-15", enfatizou.
Mas o que é Flag Football? – O nome do esporte se refere às bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que ficam amarradas nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas. Co-irmã do futebol americano, a modalidade tem a característica de ser uma versão mais acessível e com menos contato físico. A partir de 2028, tal prática será uma das cinco novidades nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
O Flag Football conta com cinco atletas de cada lado: um time ataca e o outro defende, tentando retirar as fitas de quem está correndo com a bola. As partidas duram dois tempos de 20 minutos e o grande objetivo é chegar na zona de pontuação (conhecida como "endzone") do oponente e marcar o famoso touchdown, que vale seis pontos.
Deixe a sua opinião
ver todos