ADTEQ
Cerimônia marcou início da maior edição do JOESV/JOESVINHO, com mais de 800 alunos inscritos
Da Redação
06/08/2025 - quarta às 18h00
As apresentações de danças urbanas do JOESVINHO, animando a plateia e destacando o talento artístico dos estudantes. - Tadeu Filho
A abertura oficial da 4ª edição dos Jogos Estudantis de São Vicente (JOESV/JOESVINHO) aconteceu nesta terça-feira (5), no Ginásio Poliesportivo João Ramos do Nascimento "Dondinho", no bairro Catiapoã. Com arquibancadas lotadas, espírito esportivo e muita emoção, a cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, professores, alunos e familiares.
O evento celebra o início da maior edição dos Jogos até hoje, reunindo mais de 800 alunos das redes pública e privada, com a participação de 57 equipes escolares e 450 confrontos em 19 modalidades durante 46 dias. Os números comprovam o novo recorde de alunos e escolas participantes, ampliando as oportunidades de vivência esportiva, cultural e educacional para os jovens vicentinos.
Como parte da abertura, a equipe da Associação Desportiva Teqball (ADTEQ) realizou uma exibição da modalidade, com o objetivo de divulgar o esporte entre crianças e famílias. "É muito importante participar de um evento dessa grandeza, principalmente por ser uma oportunidade de mostrar o esporte como alternativa positiva para o desenvolvimento das crianças", destacou Patrícia Nardi, atleta da equipe.
A programação contou ainda com o juramento do atleta, falas das autoridades e a declaração oficial de abertura feita pelo prefeito da cidade. Na sequência, as apresentações de danças urbanas do JOESVINHO, animando a plateia e destacando o talento artístico dos estudantes.
O prefeito Kayo Amado destacou a importância da competição. "O JOESV agita todas as escolas, a juventude e professores, que fazem esse espetáculo acontecer. Estamos torcendo por grandes jogos, porque o esporte ensina muito: ensina a acertar, a errar, a se levantar, se superar e a trabalhar coletivamente".
"Eventos esportivos na Educação, como o JOESV, são fundamentais para o desenvolvimento de nossos jovens, promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, além de incentivar hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida. A vivência que o esporte traz é de extrema importância", pontuou a secretária de Educação Michelle Paraguai.
A professora Luana de Oliveira, da UE Mário Covas Jr, revelou que participar do JOESV é uma experiência inesquecível para os alunos. "É uma festa para a gente. É a emoção de disputar, de representar nossa escola e nossa cidade. Estamos aqui com força total, em todas as modalidades, descobrindo novos talentos. Isso não tem preço". A UE Mário Covas Jr se inscreveu em todas as 19 modalidades desta edição, demonstrando o forte engajamento e a dedicação da equipe escolar em proporcionar aos seus alunos uma participação ampla e diversificada nas competições.
"É a primeira vez que eu vou participar dos jogos e estou muito animado. Treinei bastante com a minha turma e quero dar o meu melhor. O mais legal é estar com meus amigos e representar minha escola", disse Lucas Ferreira, 10 anos.
Membro da equipe organizadora do JOESV pelo Núcleo de Eventos, o professor Roberto Carlos Simões reforçou o impacto do evento na formação dos alunos: "Muitas dessas crianças não teriam a chance de vivenciar uma competição assim fora da escola. O JOESV é pensado para atingir o maior número possível de alunos, respeitando suas habilidades e oferecendo experiências significativas".
Para o secretário adjunto de Educação, Victor Cesar - que também integra a organização dos Jogos, o destaque está na importância das memórias e vivências proporcionadas pelo evento: "É uma iniciativa que vai além do esporte. São momentos que essas crianças vão levar para a vida toda. Memórias, amizades, conquistas. Isso é o mais importante".
As competições da 4ª edição dos Jogos Estudantis de São Vicente seguem até o dia 19 de setembro.
Felipe Falcão
Deixe a sua opinião
ver todos