Santos
Começou nesta sexta-feira (1º), no Novo Quebra-Mar, em Santos, o Arena Fast Esportes Originais do Brasil, evento inédito que celebra a criatividade esportiva nacional.
Da Redação
01/11/2025 - sábado às 09h05
Durante três dias, o público terá acesso a clínicas, palestras e atividades práticas com modalidades genuinamente brasileiras — muitas delas ainda pouco conhecidas, mas cheias de potencial.
Esportes bem conhecidos como futsal, futebol de areia, frescobol, capoeira e brazilian jiu jitsu estão entre as atrações. Mas há, também, o freeflyball, sorvebol, manbol, zaccarobol e tapembol, entre outros, que se apresentam para expandir horizontes. No total, a lista conta com 25 modalidades que o público pode conhecer mais.
O evento é organizado pelo Numec – Núcleo Metropolitano de Esportes e Cidadania, tem o patrocínio do Ministério do Esporte – Governo Federal, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes (Semes) e União dos Esportes Brasileiros. Neste primeiro dia, com uma grande estrutura criada no Novo Quebra-Mar e na praia, várias atividades já eram apresentadas e praticadas.
FREEFLYBALL
Entre elas, numa quadra própria, o freeflyball é uma mistura de vários esportes (como muitos que estão participando do Arena Fast), com foco na habilidade com a bola, tanto com os pés quanto de cabeça, e que ainda está em fase de exibição. Jogado numa quadra com as dimensões de basquete, conta com gols elevados, com cinco jogadores de cada lado e trinta segundos para arremessar. Só é proibido usar mãos e braços.
Segundo o criador da modalidade, Ricardo Medina, é "um jogo de basquete sem as mãos, com as embaixadas", com a quadra dividida em quatro partes e cada um tem uma pontuação, de um a quatro pontos, conforme a distância, com um bônus de pontuação maior conforme a beleza e plástica da jogada. "Quanto mais bonito você joga, mais pontos marca", resume Medina.
Ele teve sua primeira inspiração nas conversas que tinha com sua mãe contando sobre a dupla Pelé e Coutinho, do Santos, demonstrando muita habilidade nas tabelas até chegarem aos gols. "É a união dos melhores movimentos dos esportes de bola, movimentos aéreos do futebol, da altinha, futevôlei. Você tem os elementos deles todos. Tem essa pegada de ser um espetáculo, entretenimento, antes de competição", afirma o idealizador.
SORVEBOL
Outro esporte que vai pedindo espaço e hoje já é difundido em escolas de Minas Gerais e conta com campeonatos naquele estado é o soverbol. O nome surgiu da semelhança com o sorvete, usando um cone e uma bola para as jogadas. "Ele surgiu em 2003, durante a aula de Educação Física, com a necessidade de atender alunos que não participavam de esportes tradicionais, que eram futebol, handebol, vôlei e basquete. A ideia veio quando um aluno jogou a bola para mim e eu peguei usando um cone tradicional esportivo invertido. E pensei, por que não fazer um esporte?", lembra o idealizador, Claudio Gomes Mendes.
Falando com amor como se contasse de um filho, Claudio destaca que a modalidade se expandiu na Rede Municipal de Ensino. "É um esporte escolar e um dos mais praticados em Minas Gerais nas escolas. Tem mais de 21 mil alunos praticando", revela Claudio. "E tem campeonatos. Na segunda quinzena de novembro teremos a Copa do Brasil e a ideia é expandir para todo o Brasil e alguns lugares fora. Portugal já tem sorvebol e estamos começando na Flórida (EUA)", reforça.
Claudio explica que o sorvebol é jogado numa quadra semelhante a de vôlei, com dimensões um pouco menores e ao invés da linha de 3 metros nesse esporte é a linha de um metro. "Pode ser jogado com simples um contra um, duplas e quartetos. São dois sets de 21 pontos. O jogador pode dar passe igual no vôlei, receber e tem 3 segundos para devolver a bola, sendo que nesse tempo pode caminhar na quadra", ensina.
Neste sábado e domingo, as atividades seguem a partir das 9h, com palestras, clínicas, demonstrações e aulas práticas.
Entre os destaques estarão os bate-papos realizados no palco montado em frente à torre do surf, sobre capoeira, com o mestre Marcio, às 10h, frescobol, com professor Alcir, às 14h e freeflyball, com o professor Ricardo, às 16h. No domingo, os fãs de artes marciais poderão acompanhar a palestra do mestre Juliano Bruno sobre o jiu jitsu, às 10h.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO - DIA 1º /11 - 9h às 17h
9h às 17h - Clínicas com profissionais, iniciação esportiva e prática das modalidades.
10h – Palestra Capoeira com mestre Márcio
14h – Palestra Frescobol com professor Alcir
16h – Palestra FreeFlyBall com professor Ricardo
DOMINGO - DIA 2/11 - 9h as 16h
10h – Palestra Jiu-Jitsu com Juliano Bruno
9h às 16h - Clínicas com profissionais, iniciação esportiva e prática das modalidades.
16h - Encerramento e sorteio de bikes para o público presente
Deixe a sua opinião
ver todos