Terça, 11 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,27

EuroR$ 6,10

Santos

20ºC

ESPORTE

Esporte sem barreiras: Professores de São Vicente se capacitam em paradesporto e inclusão

Formação no Sesc Santos ampliou conhecimentos sobre práticas inclusivas no esporte e na educação

Da Redação

30/05/2025 - sexta às 06h30

Tornar o esporte cada vez mais acessível, inclusivo e transformador. Foi com esse objetivo que, no dia 20 de maio, 25 professores da Secretaria de Esportes e Lazer de São Vicente (Sespor-SV) participaram de uma capacitação no Sesc Santos, com o tema "Paradesporto e Pedagogia da Inclusão". A formação fez parte da programação especial do Dia do Desafio, campanha mundial que promove o incentivo à prática de atividades físicas.

 

O evento foi conduzido por Taylor Pereira, treinador paralímpico que integrou a delegação brasileira nos Jogos de Inverno de Beijing 2022, e reuniu não apenas os educadores da Sespor, mas também professores da Secretaria de Educação (Seduc) de São Vicente, além de profissionais de outras prefeituras da região e até docentes da rede estadual de ensino.

 

 

A capacitação trouxe uma abordagem completa, aliando teoria e prática em quadra, abordando tanto os desafios e possibilidades dos esportes paralímpicos de alto rendimento, quanto estratégias para adaptar atividades esportivas e educacionais às necessidades de pessoas com deficiência.

 

"Foi uma palestra extremamente enriquecedora. Discutimos desde práticas de alto rendimento até formas de adaptar atividades para garantir que qualquer pessoa — com ou sem deficiência — possa participar das escolinhas e das atividades esportivas oferecidas pela cidade", destacou Áurea de Souza Porto Pereira, coordenadora das escolinhas de esportes da Sespor.

 

Durante as dinâmicas práticas, os professores vivenciaram simulações e situações que ilustram as adaptações necessárias tanto nos materiais quanto nas modalidades e metodologias. Esse aprendizado garante mais segurança e confiança para que os profissionais desenvolvam aulas verdadeiramente inclusivas.

 

"O aprimoramento das práticas pedagógicas tem impacto direto nas nossas aulas. Os professores saem mais preparados para promover a inclusão, quebrando barreiras e estimulando o respeito e a empatia. Isso gera benefícios não só no ambiente esportivo, mas também na formação social dos nossos alunos", destacou Maico Matias, coordenador dos professores da Sespor.

 

 

O Sesc Santos promove essa formação anualmente, sempre alinhada a temas atuais e relevantes, proporcionando um espaço de troca entre educadores de diferentes municípios, como Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e São Vicente, fortalecendo uma rede de profissionais comprometidos com a inclusão, o respeito e a diversidade.

 

Ao final, fica a certeza de que quando o esporte se torna acessível e inclusivo, ele não apenas transforma corpos, mas também fortalece vínculos, constrói empatia e ajuda a formar uma sociedade mais justa, acolhedora e sem barreiras.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTE

Primeira Caminhada dos Pacientes Estomizados da Baixada Santista acontece dia 16 de novembro

BERTIOGA

Praia de Itaguaré recebe 1º Festival de Longboard Surf Bate Volta neste sábado (15)

ESPORTE

Mundek, D.Aquino e BZ13 renovam contrato de gestão da base do Jabaquara e anunciam construção de CT

2
Entre em nosso grupo