ESPORTE
Com a dupla formada em 2021, os santistas Rodrigo Abreu e Tiago Macia (Fupes/Gekko Pádel) garantiram o importante vice-campeonato no Campeonato Pan-Americano de Pádel, realizado na Argentina.
Da Redação
13/11/2025 - quinta às 15h00
Os dois atletas, vindos de famílias de esportistas tradicionais da Cidade, atuaram bem na 3ª categoria, melhorando a colocação do Brasil em relação aos anos anteriores. Agora, os dois já projetam novos desafios para o futuro.
"Foi um resultado muito importante para a gente e para o País. Nos últimos dois anos, o Brasil tinha ficado em terceiro e agora conseguiu subir uma posição, ficando atrás apenas da Argentina, que é uma potência no pádel, mas a gente está chegando", destacou Rodrigo.
Tiago também valorizou a medalha de prata, ressaltando o entrosamento da dupla. "Foi uma experiência incrível representar o Brasil fora do país. O esforço que fizemos para estar no Pan foi grande, pois o nível é muito alto, o jogo é muito mental. Então tivemos de estar bem focados ao longo do ano para que conseguíssemos essa vaga e, consequentemente, essa medalha", disse. "Nós treinamos e jogamos campeonatos desde 2021 e isso faz diferença em quadra, porque nos conhecemos muito bem", explicou.
O Pan-Americano de categorias livres é disputado pelas duas melhores duplas de cada país da 2ª a 6ª categorias. Para garantir a vaga, eles disputaram quatro estaduais e quatro brasileiros, terminando como o segundo do ranking. Eles enfrentaram duplas da Argentina, Paraguai, Estados Unidos, México, Colômbia e Venezuela.
"Eu e o Tiago jogamos o ano todo juntos, todas as etapas. Essa conquista é resultado de muito empenho", afirmou Rodrigo, que começou no pádel, após a Pandemia, influenciado pelo pai. Antes, jogava futsal, depois também tênis. "Minha família toda é de esportista. Meu tio foi triatleta olímpico. Meu outro tio também fez triathlon e natação e meus pais sempre foram jogadores. Também cheguei a competir biathlon e natação, mas não segui os passos da família e agora feliz em estar me destacando", comentou Rodrigo.
NOVOS PLANOS
Tiago já revela os novos e desafiadores planos, confiando, novamente, na sintonia da dupla. "O próximo passo é nos desafiar na 2ª categoria, onde atuam os jogadores profissionais. O nível é mais alto, mas vamos treinar muito para conquistar os objetivos", revelou o vice-campeão pan-americano, que jogava tênis e também chegou ao pádel pelo pai.
"Ele nos levava nos torneios dele, fomos pegando gosto pelo esporte e até experimentando jogar torneios. Na época eu joguei alguns torneios com meu irmão em 2015, mas ali o foco ainda era o tênis. A partir de 2018, quando fizeram uma quadra de Padel no clube, que nós nos apaixonamos pelo esporte, jogávamos com frequência e queríamos fazer aula de qualquer jeito", revelou.
PEPE
Neto de Pepe Macia, o "Canhão da Vila", um dos maiores craques de futebol da história mundial e um dos artilheiros de todos os tempos do Santos FC, Tiago explicou porque não seguiu os passos do avô. "Obviamente por ter um avô reconhecido mundialmente pelo futebol, 99% das pessoas acabam perguntando se eu não ia ser jogador igual ele, mas infelizmente não tenho a mesma qualidade (risos). Só puxei a canhota dele. Claro que é uma motivação. Ele é um incentivador, independente do esporte, vai lá nos assistir, apoiar e está orgulhoso dos resultados no pádel", concluiu.
Deixe a sua opinião
ver todos