Brasil
Ticket Sports aponta que 35% dos inscritos na plataforma em 2024 participaram de uma corrida pela primeira vez; eventos com personagens e experiências lúdicas ganham força
Da Redação
07/10/2025 - terça às 13h00
Foto: Tavares Júnior
As corridas temáticas vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário esportivo brasileiro. Segundo dados da Ticket Sports, principal plataforma de inscrições para eventos esportivos no país, 35% dos corredores cadastrados em 2024 participaram de sua primeira prova. E muitas dessas estreias foram em corridas temáticas, um indicativo claro de que esse formato divertido, acessível e pouco competitivo tem sido porta de entrada para novos atletas.
Além de atrair um público novo e diversificado, essas corridas têm se consolidado como grandes experiências sociais e familiares. Em 2023, a plataforma registrou quatro eventos nesse formato. Em 2024, esse número mais que dobrou, chegando a 11. Já em 2025, esse mesmo número já foi alcançado apenas no primeiro semestre.
"É muito comum vermos nas arenas pessoas nervosas por estarem participando da primeira corrida e, ao mesmo tempo, muitas crianças e adolescentes descobrindo o esporte de forma leve e divertida", explica Gabriela Donatello, gerente de marketing da Ticket Sports.
"O crescimento das corridas temáticas nos últimos dois anos foi expressivo. Elas funcionam como verdadeiras iscas para quem está chegando agora no universo da corrida", completa. Entre os eventos de maior sucesso estão aqueles que ativam o lado afetivo do público com personagens que fazem parte do imaginário coletivo: como Bob Esponja e Smurfs, além das corridas com temáticas ligadas ao futebol, como a celebração dos 20 anos do Tricampeonato do São Paulo, que movimentou a capital no último ano.
Os kits coloridos, camisetas com estampas especiais e ativações com personagens durante o evento são diferenciais que encantam o público e aumentam o engajamento nas redes sociais.
"As corridas temáticas funcionam como porta de entrada no esporte. O uso de elementos da cultura pop atrai tribos que buscam experiências, gente que não olhava para corrida. Normalmente vemos distâncias de entrada como 3, 4 ou 5 Km nesses eventos e muita gente caminhando. Despertam um público novo, é muito rico", comentou Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports.
Para os organizadores, o modelo também representa uma grande oportunidade. Além do apelo de público e do potencial de viralização, as corridas temáticas são ideais para desenvolver novos formatos de experiência.
Responsável por organizar as principais corridas temáticas do país, a Ponto Org é uma das empresas que atuam nesse segmento. Com mais de 20 anos de experiência, a organizadora de Minas Gerais conta com mais de 1.500 eventos realizados com foco na participação de toda a família - como a primeira edição da Corrida Bob Esponja, em 2024.
Idealizadora de grandes projetos de visibilidade, como as corridas Top Gun Run, Trolls, Chaves, Wally e NFL Run, a empresa expandiu o seu leque e neste ano promoverá 25 corridas por todo o país. Algumas delas irão debutar no seu calendário, como a "Corrida Insana do Enaldinho", em homenagem ao youtuber sensação da criançada e que contará com cinco etapas, e a "Correndo com seu Próximo Ex", que foi pensada para celebrar mais uma edição do icônico reality da MTV, De Férias com Ex. Já a prova que presta uma homenagem ao calça-quadrada, aumentou a sua estrutura e neste ano fez a sua estreia em Belo Horizonte, Florianópolis e Fortaleza, e ainda passará por Brasília, Porto Alegre e Recife.
Com distâncias curtas e pensados para toda a família, a Ponto Org também realizará etapas em homenagens aos Minions, Forrest Gump e Naruto.
Sobre a Ticket Sports
Fundada em 2015, a Ticket Sports é a maior plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina e referência entre modalidades como corrida, ciclismo e triathlon. A empresa conta com mais de 900 mil atletas em sua base de dados e soma mais de 12 mil eventos já comercializados e mais de 5,5 milhões de inscrições vendidas.
O ecossistema da plataforma conta ainda com o aplicativo Ticket Sports, no qual os atletas podem realizar inscrições e consultar calendário e histórico de provas; o portal Ticket Sports Hub com conteúdo voltado para organizadores de eventos; o Webrun, principal site de running do Brasil; e o TS Summit, evento proprietário realizado anualmente para discutir o mercado de eventos esportivos.
Para mais informações: https://www.ticketsports.com.br/
Deixe a sua opinião
ver todos