Terça, 11 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,27

EuroR$ 6,10

Santos

20ºC

ESPORTE

Circuito Santista de Longboard: segunda etapa define vencedores e tem homenagens

O Novo Quebra-Mar (José Menino) amanheceu encantado e ensolarado no domingo (1º/6), com o colorido das pranchas, a brisa suave e muitas ondas

Da Redação

03/06/2025 - terça às 07h00

Cenário perfeito para a 2ª etapa do Circuito Santista - ASL de Longboard, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).

 

A competição organizada pela Associação Santista de Longboard (ASL) reuniu 72 atletas de várias idades, divididos em oito categorias: Open Feminino e Masculino, 40+, 50+, 60+, 65+ (masculino e feminino) e progressivo.

 

Bruno Cardoso Santos, conhecido como Pezão, ficou com o primeiro lugar da categoria progressiva, famosa por manobras radicais. O segundo lugar ficou com Alisson Cezar e o terceiro foi Anderson Resende.  

 

"É muito importante ter esse movimento. O surfe agrega, a gente fica com vontade de competir, de estar junto com a galera o dia todo. Trazemos a família, os amigos, é muito legal. Essa competição é importante para a modalidade e para a cidade, comentou Bruno Cardoso.

 

No Open Feminino, o título da segunda etapa ficou com a santista Bianca Azevedo, atleta e formada em direito, com pós-graduação em Direito Penal e Criminologia. A segunda colocada foi Kaylane de Souza, seguida de Ana Carolina em terceiro.

 

No Open Masculino, a vitória foi de Theo "Cabeleira", de São Vicente. O segundo lugar ficou com Murilo Graciola e, em terceiro, Lucas Franco.

 

Na categoria 40+ Masculino foi a vez de Murilo Graciola subir no lugar mais alto do pódio, seguido por Lucas Franco e Carlos Fernandes.

 

No Feminino 40+, Márcia Pontes foi a vitoriosa, seguida por Mércia Nascimento e Cleo Goes.

 

No Masculino 50+, o surfista de São Vicente, Marcos Silva, levou a melhor. Em segundo lugar Marcelinho do "Tombo", atleta de Guarujá. Em terceiro, Carlos Fernandes da Itália. 

 

Na categoria 60+ Masculino, vitória de Douglas Vaz, seguido por Wlad Josias e Everaldo Cordeiro do Santos, conhecido como Everaldo Bro. "Na minha cosmovisão, o mar é bênção de Deus. Então o surfe, além do esporte, tem uma cultura onde a gente vive a nossa essência, onde podemos estar em contato com a natureza, conhecendo os "brothers" de água salgada, fazendo uma comunhão bem legal", disse.

 

Na Categoria 65+ Masculino, o primeiro lugar ficou com o professor de engenharia industrial e mecânica, Victor de Oliveira Kühne, conhecido como Victor Orelhão. O segundo lugar ficou com Marco Horta e, em terceiro. Márcio Bertoni 

 

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA

A manhã também foi de relembrar e valorizar a história do surfe e do longboard em Santos. O presidente da Associação Santista de Longboarder (ASL), Carlos Roberto "Lobinho", fez questão de lembrar o domingo do dia 4 de outubro de 1970, quando aconteceu o 1º Campeonato Santista de Surf, evento inédito realizado na praia do José Menino, só que entre a Ilha Urubuqueçaba e a Divisa com São Vicente. Mais de 100 surfistas realizaram o sonho de participarem de um campeonato de surfe na cidade. Os tempos eram outros, quando o esporte ainda era "marginalizado". Lobinho, junto com Fernando Miranda e Antônio Carlos Duarte, o Tonico, conseguiram a autorização para a realização do evento.

 

Em agradecimento, a Associação Santista de Longboard fez uma homenagem aos secretários Rogério Sampaio, Thiago Papa e Rafael Leal, das pastas de esportes, turismo e cultura, respectivamente. "Essas homenagens nos remetem aos anos 70 quando foi organizado o primeiro campeonato na cidade de Santos. Inclusive, modéstia à parte, fui eu que organizei. O 1º Campeonato Santista de Surf teve, na época, o apoio da Sectur, que era a junção de turismo, cultura e esportes. Foi uma época difícil, do início do surf, da contracultura e essa secretaria nos autorizou a fazer o campeonato e nos abraçou", disse Lobinho.

 

O secretário de esportes Rogério Sampaio, agradeceu Lobinho e a Associação Santista de Longboarder. "O surfe se fortaleceu muito nos últimos anos e faz parte da identidade da sociedade santista no seu dia a dia. Hoje a cidade de Santos organiza por ano, com diversas entidades, mais de 400 eventos esportivos. Isso tem contribuído para que a gente tenha uma sociedade mais saudável do ponto de vista físico e mental".

 

O secretário de turismo, Thiago Papa, ressaltou o trabalho em conjunto com a Semes. "Queremos cada vez mais eventos desse porte aqui pra Santos. Isso ajuda no desenvolvimento econômico. Sem ser bairrista, as pessoas vêm para a nossa cidade e acabam voltando ou nem vão embora. Quero parabenizar a ASL por toda sua história em prol do esporte".

 

O secretário de cultura Rafael Leal foi representado pelo assessor de imprensa Rogério Amador. 

 

 

A  terceira e última etapa do Circuito Trasmontano de Longboard está programada para outubro.  O torneio é uma realização com patrocínio master do Grupo Trasmontano Saúde e Hospital IGESP, com apoio da Prefeitura de Santos.

  

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ESPORTE

Primeira Caminhada dos Pacientes Estomizados da Baixada Santista acontece dia 16 de novembro

BERTIOGA

Praia de Itaguaré recebe 1º Festival de Longboard Surf Bate Volta neste sábado (15)

ESPORTE

Mundek, D.Aquino e BZ13 renovam contrato de gestão da base do Jabaquara e anunciam construção de CT

2
Entre em nosso grupo