ESPORTE
Ação ocorreu no Bairro Guilhermina e visa estimular a saúde física e mental dos adolescentes
Da Redação
09/12/2025 - terça às 11h00
Os adolescentes que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto-Juvenil de Barueri, na Grande São Paulo, viveram um dia especial em Praia Grande, na última sexta (5). Os pacientes participaram de diversas atividades ao ar livre, incluindo banho de mar e um treinamento de vôlei de praia em conjunto com os adolescentes do CAPS Infantil praia-grandense. A iniciativa visa promover bem-estar físico e mental para os jovens.
O projeto partiu de uma praia-grandense que foi viver em Barueri. A enfermeira Beatriz Alves, do CAPS de Barueri, após trabalhar por anos na Administração Municipal, foi aprovada em um concurso público na cidade da Grande São Paulo e passou a trabalhar no CAPS Infanto-Juvenil. E desenvolveu um projeto de prática de vôlei para os pacientes, em parceria com a Secretaria de Esportes local.
Com a ideia em curso, Beatriz pensou em levar seus pacientes para conhecer Praia Grande e ter um dia de vôlei de praia, de frente para o mar, aproveitando as belezas naturais da Cidade. Além disso, reunir os jovens praia-grandenses, promovendo uma maior integração entre os dois municípios.
“Quando eu comecei a trabalhar com os adolescentes percebi algumas dificuldades como isolamento social, ansiedade, depressão, uso excessivo de telas e obesidade. Daí surgiu a ideia de pensar em um projeto que trouxesse algum benefício para o dia a dia deles, então iniciamos o vôlei. E eu já tinha a ideia de fazer na praia e, por eu ser de Praia Grande e também pelo ambiente, pela tranquilidade que a Cidade possui, fiz contato com o CAPS Infantil daqui e realizamos essa partida amistosa, mesclando os times, para não ficar caracterizado como um jogo competitivo”, contou Beatriz.
A prática ocorreu na praia do Bairro Guilhermina e participaram jovens de 11 a 17 anos atendidos pelos equipamentos de saúde. Após um breve aquecimento, os times foram formados e todo mundo teve oportunidade de jogar e aprender sobre o vôlei, com instruções de um professor de educação física de Barueri.
A diretora do CAPS Infantil de Praia Grande, Dayse Elizabeth Ferreira Teixeira, prestou todo o apoio para os visitantes e acompanhou os adolescentes locais na atividade. “A ideia foi de promover uma integração, uma socialização, pois muitos não fazem atividade física por não estarem inseridos em um grupo, não terem uma rede de apoio. A atividade física traz benefícios para o corpo e também em outros aspectos, pois eles reduzem o uso de telas, saem de casa, encontrando aqui um espaço protegido e acolhedor, que estimula o bem-estar”, afirmou.
Os jovens de Barueri também tiveram diversas atividades na Cidade ao longo do dia, como banho de mar, lanche comunitário, roda de conversa, sessão de auriculoterapia, entre outras. “Nós fomos muito bem recebidos em Praia Grande. Embora eu já fosse daqui, retornar para cá desse jeito foi muito gratificante. Agradeço muito a recepção de todos. E foi positivo, muitos estavam ansiosos para aproveitar o dia, ver o mar, jogar vôlei na areia”, disse Beatriz.
Deixe a sua opinião
ver todos