GUARUJÁ
Ação envolveu crianças, familiares e moradores da comunidade, promovendo disciplina, integração e acesso ao esporte em meio a ondas
Da Redação
06/02/2026 - sexta às 16h00
No último sábado (31), a Prefeitura de Guarujá por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Esporte e Lazer (Sel), proporcionou momentos de aprendizado, integração e desenvolvimento social com um aulão de surfe na Praia das Pitangueiras. O projeto teve como público principal as crianças atendidas pelos Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (Caecs), com a proposta de envolver também familiares e moradores da comunidade.
No início das atividades, as crianças chegaram tímidas e algumas demonstraram medo da água, mas, ao longo do processo, foram trabalhados conceitos básicos como autoconfiança, respiração, equilíbrio e flutuação. O desenvolvimento teve início nas piscinas dos Caecs, buscando trazer mais segurança e conforto. Posteriormente, levadas para o mar, as crianças já demonstravam maior habilidade em razão dos treinamentos fornecidos pelos professores.
Após a finalização das dinâmicas, foram entregues medalhas para todos os participantes envolvidos nas atividades propostas, sempre priorizando o lúdico e o divertimento dos envolvidos. A iniciativa em grupo e a interação entre as crianças e os familiares contribuíram significativamente para a melhora da disciplina, da socialização e do trabalho em equipe das crianças envolvidas.
A ação teve como foco promover o acesso ao esporte, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias e no comportamento social esportivo. Segundo o secretário de Esporte e Lazer (Sel), José Roberto Galvão, o programa é inédito na Cidade e envolve diversos responsáveis. "A realização desta atividade demonstra um olhar mais atento para os familiares e crianças do Município sob pretexto de proporcionar acesso a lazer, segurança e educação, principalmente durante o período de férias", finaliza.
Deixe a sua opinião
ver todos