Domingo, 31 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,34

Santos

21ºC

Vacinação infantil contra a gripe: proteção essencial para os pequenos

Mariana Dagostino Bolonhezi d'Ávila

20/06/2025 - sexta às 11h49

Com a chegada das estações mais frias, aumenta a necessidade de reforçar a proteção das crianças contra o vírus da gripe (Influenza). A vacinação infantil é considerada essencial por especialistas, pois reduz substancialmente o risco de complicações graves e hospitalizações.

 

Um estudo recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelou que a imunização pode reduzir em até 39% as internações por gripe em crianças pequenas. Para garantir essa proteção às crianças brasileiras, o Ministério da Saúde promove anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Crianças de seis meses a menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários e podem receber a vacina gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas particulares, outras faixas etárias também têm acesso à imunização.

 

Segundo a pediatra Mariana Dagostino Bolonhezi d'Ávila, a vacinação anual é necessária devido às constantes mutações do vírus Influenza. "A criança que recebe a vacina pela primeira vez deve receber uma segunda dose de reforço após 30 dias. As que já passaram pela primovacinação precisam apenas da dose anual para garantir uma proteção eficaz", explica a médica.

 

Ainda conforme a especialista, além da proteção direta contra formas graves da doença, a vacinação infantil colabora na redução da circulação do vírus na comunidade, beneficiando inclusive bebês com menos de seis meses que ainda não podem ser imunizados. "Imunizar as crianças também diminui significativamente os episódios de contágio em ambientes coletivos, como creches e escolas, contribuindo para uma maior proteção coletiva", destaca Dra. Mariana.

 

Medidas complementares como lavar frequentemente as mãos, realizar limpeza nasal com soro fisiológico e evitar lugares muito aglomerados também são fundamentais para proteger as crianças durante os períodos de maior circulação das doenças respiratórias. "Pequenos hábitos realizados no dia a dia ajudam a reduzir o risco de infecções e fortalecem a proteção infantil contra doenças respiratórias típicas do outono e do inverno", reforça a médica.

 

"Investir na vacinação é uma escolha segura, eficaz e acessível para garantir tranquilidade e proteção às crianças e suas famílias nessas estações mais frias", conclui a especialista.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

A BAIXADA SANTISTA É O ASSUNTO

Marcos da Costa reforça papel das câmaras municipais na construção de cidades mais inclusivas

ARTES

Prédio histórico de SP passa a abrigar artistas

UNIVERSO GEEK

2ª edição do Pokéday Balneário 2025 promete muita diversão

2
Entre em nosso grupo