Quarta, 17 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

Um lixo para cuidar do lixo

Ana Patrícia Arantes - Jornalista, atua com Comunicação e Sustentabilidade

Ana Patrícia Arantes

04/10/2021 - segunda às 16h20

O Estado explode em lixo. Aterros saturados, catadores marginalizados, relações com cooperativas fragilizadas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi ignorada nas políticas públicas das cidades. E a solução da vez é comprar lixo para queimar lixo.

Queimar o lixo por uma tecnologia que já é um lixo, ultrapassada para os novos tempos de crise climática é mais uma “bola fora” socioambiental da Baixada Santista.

A tecnologia emite poluição, está localizada em área de reservação de água, promove uma exclusão social da política com catadores. Um lixo para nossa região. Quem vai pagar essa conta? Quem vai cuidar depois do lixo que esse lixo vai causar?

Sei responder o futuro pelo óbvio - somos nós, pessoas comuns, que vamos pagar a conta social, econômica e ambiental.

Teremos em outubro a Semana Santos Lixo Zero. Organizações sociais, coletivos, educadores e educadoras, moradores, grupos de pesquisas estarão reunidos para trocarem experiências criativas com propostas geradas por políticas públicas do cotidiano - feita por pessoas que acreditam em territórios sustentáveis e estão na prática mostrando que novas soluções são possíveis e podem ser integradas às políticas governamentais.

Comprar tecnologias que estão sendo descartadas no “primeiro mundo” é pensamento pequeno, estratégia “rasa”, fraca, preguiçosa.

Os esforços que estão sendo feitos agora pelos empreendedores e governo na busca de organizar a legislação para que se possa “aprovar” a Usina para queimar lixo, poderia estar sendo feito para articular a rede sustentável que já existe na Baixada Santista para organizar a gestão de resíduos sobre a ótica da compostagem, logística reversa e cooperativas.
 
Acredita ser possível? Quer saber mais?

SantosLixoZero - www.santoslixozero.org.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BAIXADA SANTISTA

Mau uso do sistema de esgoto leva 400 toneladas de lixo por mês às estações da Sabesp na Baixada

MEIO AMBIENTE

Baixada Santista terá três municípios beneficiados com equipamentos para a gestão de resíduos

CULTURA

Planta e Raiz viaja o Brasil com nova turnê e se apresenta em Santos

2
Entre em nosso grupo