Segunda, 07 de Julho de 2025

DólarR$ 5,45

EuroR$ 6,38

Santos

20ºC

Pilates na terceira idade: Um caminho para uma vida ativa e saudável

Natália Andrade

19/02/2025 - quarta às 14h02

A prática do Pilates é muito indicada para pessoas na terceira idade, tanto para introduzir uma atividade física regular como também para a manutenção da saúde, além de ter impacto direto na redução significativa do risco de morte entre pessoas acima de 60 anos, pois o processo de envelhecimento  acarreta uma perda gradual e significativa de massa muscular e óssea, conhecidas como sarcopenia e osteoporose, resultando em uma perda de funcionalidade.

 

A prática do pilates estimula e melhora a densidade mineral óssea, diminuindo o risco de fratura de fêmur, muito comum nessa faixa etária.

 

O Pilates é uma atividade física que se caracteriza pelo esforço moderado em controlar os músculos envolvidos nos movimentos funcionais do dia a dia. Isso inclui se abaixar, sentar, caminhar, correr ou apenas ficar de pé na postura adequada.

 

Envolve a consciência do próprio corpo e está baseado em princípios como o equilíbrio, a respiração, centralização, controle e precisão. Neste processo, a mente também entra em conexão, fazendo do Pilates uma excelente terapia ativa.

 

Com base em evidências científicas, são muitos os ganhos que a prática do método Pilates pode trazer para pessoas com mais de 60 anos, além dos benefícios citados acima, podemos destacar:
• Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
• Melhora no bem estar e na qualidade de vida.
• Diminuição nas dores;
• Aumento da autoconfiança e autonomia;
•Diminuição do risco de quedas;
• Melhora na força e na flexibilidade;
•Mais qualidade no sono e consequente melhora do sistema emocional.

 

O que levar em consideração ao praticar Pilates na terceira idade?
 

A recomendação principal é a escolha de um profissional especializado que ofereça em seu espaço todos os equipamentos, aparelhos e acessórios necessários para os exercícios serem feitos de forma confiável e segura.

 

Não esqueça, o pilates ou qualquer outra atividade física deve ser feita de forma supervisionada por um profissional, para não trazer prejuízos para a saúde. 

 

Natália Andrade
Formada em Fisioterapia, pós em Dermatofuncional e Pilates para grupos especiais.

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

TEATRO

Projeto Segundas em Cena presenta "Agora sou eu!" no dia 7

DIVERSÃO

Circo Di Napoli estreou na Praia do Itararé, em São Vicente, com espetáculos para toda família

ESPORTE

Ginástica Rítmica de Praia Grande/SP é vice-campeã na Copa Maria da Conceição Costa, em Atibaia

2
Entre em nosso grupo