Segunda, 29 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

28ºC

Novembro Azul: mais de 15 mil mortes anuais podem ser evitadas por meio de exames preventivos, revela pesquisa

Marcelo Bechara

07/11/2025 - sexta às 15h00

O médico clínico Marcelo Bechara, especialista em reposição hormonal masculina, alerta para a importância dos exames de rotina para os homens 

 

O Brasil deve registrar, até o fim do triênio de 2023 a 2025, aproximadamente 71.740 novos casos de câncer de próstata por ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Já o Ministério da Saúde indica que cerca de 15.841 mortes anuais poderiam ser evitadas com os exames preventivos.

 

Com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul busca orientar que homens realizem o exame de toque retal a partir dos 50 anos, ou 45, no caso daqueles que apresentam fatores de risco. Além disso, recomenda-se a realização de exames de sangue e outros check-ups de rotina como eletrocardiograma e aferição da pressão arterial durante o mês.

 
O médico clínico geral Dr. Marcelo Bechara, especialista em Reposição Hormonal Masculina e Longevidade, destaca a importância dos exames de rotina. 

 

“Os homens, naturalmente, relutam um pouco mais quando o assunto é a própria saúde. Percebemos que as mulheres costumam realizar mais exames de rotina do que o público masculino. Contudo, o novembro azul vem para reforçar a importância dos check-ups geral e claro, do exame específico para a detecção de anormalidades na próstata”, explica Bechara. 

 

Apesar dos avanços da medicina e da tecnologia, a prevenção ainda é a melhor alternativa para detectar a doença em estágio inicial, adverte o  médico. 

 

“Quando detectado em estágio inicial, logo o tratamento pode ser iniciado rapidamente e assim as chances de cura são muito maiores. Outro fator importante que envolve a prevenção, são os hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas além de uma alimentação rica em proteínas, verduras, legumes e frutas”, conclui. 

 

 

 

Sobre Marcelo Bechara

Dr. Marcelo Bechara é médico clínico e cirurgião geral, formado em Medicina pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) há mais de 16 anos. Com  especializações em Longevidade e Saúde, Hormonologia e Reposição Hormonal Masculina na  Harvard Medical School. O médico também é autor do livro ‘A Chave do Emagrecimento’ e ‘Obesidade - O saber e a inovação curam patologias’.

 

Atualmente, Bechara atua com Medicina Preventiva e de Performance, na clínica que recebe seu nome, inaugurada em 2023 em Praia Grande, litoral de São Paulo. Em seu consultório, realiza cuidados que vão além do tratamento de doenças, promovendo melhora no bem-estar e na qualidade de vida de seus pacientes. 

 

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

ECONOMIA

Prazo para sacar abono salarial acaba nesta segunda-feira

EDUCAÇÃO

Projeto que levou ao prêmio de Melhor Escola do Mundo será ampliado para mais 100 unidades de ensino

DEFESA CÍVIL

Defesa Civil de SP reforça orientações para uso racional da água em meio à estiagem e onda de calor

2
Entre em nosso grupo