Quarta, 17 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

Itanhaém inicia monitoramento no Parque Estadual da Serra do Mar

Caio França - Deputado estadual pelo PSB

Caio França

28/08/2021 - sábado às 16h09

No último dia 20, participei do ato de início da operação de monitoramento e ordenamento de uso do Parque Estadual da Serra do Mar e Zona de Amortecimento pela Fundação Florestal na Estação de Tratamento de Água da Sabesp Mambú/Branco, no município de Itanhaém, litoral sul paulista. A Fundação Florestal disponibilizou um trailer, dois veículos 4x4 e seis funcionários para exercer a fiscalização e evitar danos ambientais. Resultado de um trabalho conjunto entre os técnicos da Prefeitura Municipal, com a interlocução do meu mandato parlamentar e o governo estadual por meio da Fundação Florestal. 
 
O local vinha sendo degradado em razão da ausência de monitoramento e um controle de acesso de visitantes. Em maio deste ano, eu fui procurado pelas Secretarias Municipais de Planejamento e Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Itanhaém, que demonstraram grande preocupação com atos de vandalismo e depredação na trilha que parte da Bacia Hidrográfica do Rio Branco e segue um percurso de 13 km pela estrada rural com destino à cachoeira Três Quedas.
 
A prefeitura de Itanhaém inclusive já dispunha de um estudo georreferenciado para a área. Assim, na posição de presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de São Paulo, diante de uma denúncia que colocava em risco o ecossistema local e a biodiversidade, imediatamente estabeleci contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e solicitei uma reunião com a Fundação Florestal e os gestores da Prefeitura.
 
Solicitei um sistema de controle de acesso para visitantes, e o diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levikovicz, prontificou-se a vistoriar a localidade, onde pode conferir in loco a exploração inadequada do Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Curucutu e sua Zona de Amortecimento.
 
Foram três meses entre o recebimento do pleito pela prefeitura, o encaminhamento do pedido, a visita à área e a entrega efetiva de um sistema de controle que vai disciplinar o processo de ocupação e visitação e assegurar sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Parabenizo a Fundação Florestal por seu comprometimento com este trabalho. É nosso dever garantir esse equilíbrio ambiental no sentido de proteger a diversidade biológica e manter a boa convivência com a população humana.

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BAIXADA SANTISTA

Mau uso do sistema de esgoto leva 400 toneladas de lixo por mês às estações da Sabesp na Baixada

MEIO AMBIENTE

Baixada Santista terá três municípios beneficiados com equipamentos para a gestão de resíduos

CULTURA

Planta e Raiz viaja o Brasil com nova turnê e se apresenta em Santos

2
Entre em nosso grupo