Quinta, 25 de Abril de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,52

Santos

23ºC

É possível formar professores?

Mônica Ferreira Costa - Pedagoga, Psicóloga, Mestranda em Educação na Unisantos

Mônica Ferreira Costa

12/05/2022 - quinta às 00h00

Quando terminou o último encontro da disciplina sobre formação de professores, na universidade, fiquei muito açodada – termo que minha avó usava - para escrever esse texto. Parecia-me urgente pôr as palavras no papel.
 
Pus-me a pensar: quantas possibilidades existem se buscarmos responder à questão: é possível formar professores? Posta assim a pergunta parece até uma bobagem, visto que é certo que se pode, ou ainda melhor, é obrigatória à formação de professores. No entanto, há inúmeras possibilidades de formação. Afirmo que é obrigatório e indispensável que, a priori, sejam apresentados os pressupostos teóricos que nortearão esta formação de professores, uma vez que sem estes não haverá como definir a quantidade destas “possibilidades”. 
 
Digo isso porque, se partirmos de pressupostos teóricos que sustentam que educação escolar é produto tão necessário e importante para sociedade que a formação de professores merece ser tratada apenas por especialistas. Estes teóricos da educação sabem que o professor tem papel muito importante nesta engrenagem e devem ser os melhores! Bem treinados e com materiais de grande qualidade, estes colaboradores entregarão conhecimentos diversos aqueles que buscam aperfeiçoamento e destaque na sociedade. 
 
Os donos de projetos com essa visão ambiciosa, técnica e futurística de educação sabem que devem oferecer a seus estudantes/clientes o que eles merecem: “o melhor projeto de educação do planeta: pensado, planejado e programado em etapas. Um saber pragmático, rápido, completo e acessível, que atenderá as necessidades de todo aquele que quer um saber de qualidade”. 
 
Não se pode ter uma educação nestes moldes sem defender que a formação para os professores é importantíssima, ou seja, precisa ser ministrada com ferramentas e tecnologias desenvolvidas por especialistas, pois estes sabem quais são os comportamentos, habilidades e atitudes (técnica do CHA) que estes profissionais devem seguir, a risca, para se tornarem os melhores profissionais. Estes professores terão sucesso, pois seus alunos serão aprovados nas melhores escolas e universidades de prestígio. 
 
Em outras palavras: quem pensa assim acredita que educação é mercadoria e a vendem como vendem sabonetes ou apartamentos. Acreditam que professores são peças de um sistema maior e que formação significa: pôr na forma. Por isso que é difícil dizer o número de possibilidades de formação para professores, com esta perspectiva teórica, pois milhares de empresas estarão dispostas a desenvolverem incríveis pacotes de formação (ou seria melhor dizer, de formatação?) e assim, surgirá uma gama enorme de cenários possíveis, neste bazar.
 
Se por outro lado descrevermos professores/ sujeitos serão poucas possibilidades, pois estes profissionais da educação terão outros princípios teóricos que compreendem que educação não é produto, é direito. Direito de todos e todas. Compreendem que os conhecimentos acumulados, por todos os humanos, são fruto de trabalho, de pesquisas das inteligências múltiplas; construção histórica e ontológica.
 
Ser educador, para estes, implica ser protagonista, portanto responsável por sua construção profissional; estes educadores sujeitos sabem que a história desta profissão é coletiva e se dá na relação com o outro, por isso compreendem o ato educativo como instrumento de reflexão e compromisso. Sabem que ser profissional da educação exige construir, principalmente no espaço público, pois lá estão os “excluídos da Terra” e entendem este espaço escolar como lugar de possibilidades. Educadores que desenvolvem o pensamento reflexivo e crítico com os estudantes sempre consideram suas vidas, suas histórias. Constroem na perspectiva da mudança, da cooperação, da igualdade, da justiça e da dignidade do humano. Reconhecem suas contradições e incertezas, mas trabalham através do diálogo, da leitura do mundo na tentativa de sempre produzir com arte e ciência os novos saberes e conhecimentos com seus educandos e não para eles ou contra eles. 
 
Por fim, é importante explicitar que os professores que atuam na escola pública no Brasil e se compreendem como sujeitos sofrem muito mais do que aqueles que ainda se veem como meros instrutores. Isso porque como o país não tem um projeto pedagógico para a escola pública, a cada Governo, aqueles que estão no comando do Estado tratam a escola pública - e tudo que lhe diz respeito, inclusive os professores e os estudantes - a partir de sua visão de educação, ou seja, a escola pública brasileira ainda é um receptáculo da proposta educacional “do momento”. 
 
Sou educadora que trabalha com princípios teóricos e práticos que conceitua educação como tempo de crescimento, de autoconhecimento e, portanto, de mudança. Estes princípios pressupõem que todo espaço, que tem a presença humana, é uma possibilidade educacional. Mas é na escola pública, da educação infantil à universidade, o lugar onde o projeto pedagógico que respeite a todos como sujeitos deve ser construído.   
 
Minha utopia diária é essa: construir com os educadores e educadoras do Brasil, não uma bolha ou um espaço fantasioso onde tudo pareça certo e bom, isso é tolice, mas espaços reais nos quais haja respeito, acolhimento, pesquisa, arte, espaço para os diversos corpos e para a alegria. Espaços públicos onde haja construção de conhecimentos e as pessoas possam ser. Lugares de educação emancipatória de verdade, comunidades pedagógicas de qualidade porque se sabem vivas, falhas e inacabadas. 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BERTIOGA

Pavimentação avança com conclusão de obras contra alagamento no Maitinga

POLÍTICA

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

SEGURANÇA

Projeto ensina alunos de Santos a evitar acidentes elétricos com pipas

2
Entre em nosso grupo