Quarta, 17 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

Crise sanitária no Guarujá expõe impactos do saneamento básico precário

Larissa de Castro Coelho

10/01/2025 - sexta às 12h48

O surto de gastroenterite que atingiu o Guarujá, no litoral de São Paulo, expôs os graves impactos do saneamento básico precário na saúde pública e no meio ambiente. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram a presença do norovírus, responsável por sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. Com mais de 2 mil atendimentos registrados no município em dezembro, o aumento expressivo de casos foi classificado como surto pela pasta, enquanto cidades vizinhas, como Santos e Praia Grande, também registraram alta na procura por atendimento médico.

 

Segundo Larissa de Castro Coelho, advogada nos Núcleos de Ações Coletivas, Direito Ambiental e ESG da Nelson Wilians Advogados, a falta de infraestrutura adequada afeta diretamente a saúde pública e o meio ambiente. "O despejo irregular de esgoto compromete ecossistemas essenciais, como manguezais e rios, além de tornar as praias impróprias para o banho. Isso impacta não só a biodiversidade local, mas também o turismo e a economia da região", alerta.

 

Para a advogada, a responsabilidade é compartilhada entre sociedade, empresas e poder público. "A omissão das autoridades em garantir infraestrutura de saneamento pode ser configurada como negligência. Ao mesmo tempo, empreendimentos e moradores que despejam esgoto sem tratamento infringem a legislação ambiental. A solução passa por investimentos urgentes em coleta e tratamento de esgoto, fiscalização rigorosa e recuperação de áreas degradadas", reforça a especialista.

 

O caso do Guarujá é mais um exemplo de como o descaso com saneamento básico prejudica não só a saúde da população, mas também a sustentabilidade das regiões costeiras. Para reverter esse cenário, é essencial uma atuação conjunta que promova o desenvolvimento sustentável e mitigue os impactos socioambientais.

 

Sobre a Nelson Wilians Advogados

Com 25 anos de atuação no mercado, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) está hoje em todas as capitais brasileiras e cidades estratégicas do interior do país, totalizando 29 escritórios, e conta também com representação em países da América Latina, América do Norte e Europa. Essa característica possibilita proporcionar aos clientes uma atuação jurídica ágil, moderna e eficaz nas mais variadas áreas do Direito, como direito empresarial, direito trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário, do agronegócio e com ações relacionadas à LGPD, entre outros. A NWADV conta hoje com aproximadamente 1.100 advogados contratados e cerca de 657 mil processos ativos sob sua responsabilidade.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BAIXADA SANTISTA

Mau uso do sistema de esgoto leva 400 toneladas de lixo por mês às estações da Sabesp na Baixada

MEIO AMBIENTE

Baixada Santista terá três municípios beneficiados com equipamentos para a gestão de resíduos

CULTURA

Planta e Raiz viaja o Brasil com nova turnê e se apresenta em Santos

2
Entre em nosso grupo