Sábado, 20 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

Coluna Bastidores

Por Guará Vermelho e colaboradores

09/02/2022 - quarta às 00h00

Passa pela Baixada I
Que não se interprete mal a matéria veiculada ontem, dia 8, pelo Portal de Notícias UOL, dando conta de que o ex-governador Márcio França (PSB) estaria pensando em retirar sua candidatura ao Governo do Estado de São Paulo, deixando assim o caminho livre para o PT e Fernando Haddad. Há muitas meias verdades em tudo isso.
 

Passa pela Baixada II
Na prática, e isso vem sendo negociado há pelo menos três meses, o acordo desde o início foi de, em março ou abril, identificar quem melhor está posicionado nas pesquisas de opinião e então decidir o nome do cabeça de chapa. Os demais “postos” seriam então negociados, observando inclusive compromissos futuros, entre eles a disputa pela Prefeitura de São Paulo, em 2024.
 

Passa pela Baixada III
Aliás, Haddad e o PT sabem que no Estado de São Paulo têm um patamar de arrancada considerável, mas que não se sustenta ao longo da eleição. Ou melhor, pode até se sustentar, mas bate num teto de 25% a 30%, o que pode até garantir uma ida ao segundo turno, mas que dificilmente faz deles, PT e Haddad, vencedores da eleição. Precisam de mais do que isso.
 

Passada pela Baixada IV
Esse mais do que isso atende, hoje, segundo os bastidores políticos, pelo nome de Paulo Alexandre Barbosa, o sempre bem avaliado ex-prefeito de Santos. PAB é capaz de trazer para Fernando Haddad boa parte dos votos que Geraldo Alckmin teria caso candidato fosse ao Palácio dos Bandeirantes, gerando um equilíbrio, aí sim, de finalmente fazer o PT ocupar o posto mais alto da chefia do Executivo no Estado de São Paulo.
 

Passa pela Baixada V
O mais engraçado é que nunca antes na história desse Estado, a definição das chapas esteve tão perto da Baixada Santista, mesmo nos bons tempos de Mario Covas. Paulo Alexandre Barbosa e Márcio França, e por que não dizer até mesmo Caio França, se tornaram peças-chave no desenhar das eleições de outubro. Estamos, aliás, a menos de oito meses delas.

Mensagens sussurradas 
A mais nova mania de parte do secretariado do prefeito Ademário Oliveira, de Cubatão, é fazer vazar algumas mensagens trocadas entre eles e o chefe do Executivo. A análise do conjunto dessas mensagens, pelo menos as que chegaram na redação, sugerem um Ademário que adora falar mal das pessoas. O prefeito bem que poderia dar uma olhadinha nos pensamentos de Platão. Platão prefeito, não pratão!
 

A lista de candidatos
Novos nomes vão surgindo, ainda que não se apresentem publicamente ou confirmem a disposição, na disputa de posições para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal. Há rumores de que o prefeito Caio Matheus, de Bertioga, lance sua esposa à Assembleia. Em São Vicente, o ex-vereador Gil do Conselho pode vir a engrossar a lista de candidatos à Câmara Federal. Nos dois casos, dependendo das dobradas, a chance de dar um bom caldo é grande.

Baixa na lista de candidatos
Fala aí nobre deputado estadual Professor Kenny: o tititi de que vossa excelência, de novo, desistirá de ser candidato, tem algum fundamento? O senhor teria cansado da disposição de representar o povo ou há algo mais interessante nesse processo? A coluna pergunta respeitosamente.

Tratamento diferenciado
Há órgãos de fiscalização do poder público acompanhando de perto, e nem foi a partir de denúncias, o cumprimento da jornada de trabalho por servidores municipais, sobretudo aqueles ocupantes de cargos em comissão. O festival de aberrações e privilégios estaria passando do ponto. Há quem garanta que tem servidor fazendo cursos, diversos, em horário de trabalho, sem contar aqueles que desfrutam de três horas de almoço. Dá para fazer academia, dá para jogar na loteria e também dá para dar. Quem viver verá!

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

MÚSICA

Henrique Marx leva o melhor do sertanejo para o Brisamar Shopping

PROGRAMA

Brisamar Shopping recebe exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil

PROGRAMA

Festival Internacional Indígena de Bertioga começa hoje e segue até domingo

2
Entre em nosso grupo