Dra. Silvia Picado
13/05/2025 - terça às 08h56
Apesar de pouco discutido, o câncer bucal é um problema de saúde pública que pode ter consequências graves quando diagnosticado tardiamente. A campanha Maio Vermelho, realizada ao longo de todo o mês, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos, sinais de alerta e formas de prevenção da doença, estimulando hábitos saudáveis e a busca por atendimento especializado.
A ação busca romper o silêncio que ainda envolve esse tipo de câncer, promovendo o acesso à informação e incentivando a população a incluir o cuidado com a saúde bucal na rotina. Por meio de ações educativas, a campanha fortalece a cultura da prevenção, essencial para reduzir a incidência e a mortalidade associadas à doença.
A especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dra. Silvia Picado, reforça a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. "Infelizmente, o diagnóstico tardio faz com que a chance de cura diminua muito e com que o tratamento seja muito mais agressivo", alerta a especialista.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer bucal é o oitavo mais frequente no Brasil, com cerca de 15.200 novos casos ao ano. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a exposição solar sem proteção, má higiene oral, uso de próteses mal ajustadas e infecção pelo HPV.
A boa notícia é que muitas dessas causas são evitáveis. Manter uma boa higiene bucal, não fumar, reduzir o consumo de álcool, usar protetor labial contra o sol, adotar uma alimentação equilibrada e visitar o dentista regularmente são atitudes que ajudam na prevenção. A vacinação contra o HPV também é uma ferramenta importante nesse cenário. A Dra. Silvia também explica como é realizado o diagnóstico e quais são os tratamentos mais utilizados.
"O diagnóstico é feito por meio de biópsia: retira-se um fragmento da lesão suspeita para análise histopatológica, que é o exame definitivo para confirmação do câncer. A cirurgia é o tratamento principal e de escolha para a maioria dos casos de câncer de boca, especialmente em estágios iniciais. Em alguns casos, é necessário associar radioterapia e até quimioterapia".
Maio Vermelho é uma oportunidade para reforçar a importância da conscientização sobre o câncer bucal e os cuidados preventivos que podem salvar vidas. Através da informação, ações educativas e do incentivo ao diagnóstico precoce, é possível reduzir o impacto da doença e melhorar as taxas de cura.
Manter-se atento aos sinais do corpo, adotar hábitos saudáveis e procurar um especialista regularmente são atitudes simples, mas fundamentais para a preservação da saúde bucal e do bem-estar. O ideal é não esperar o mês de maio passar para se cuidar: a prevenção começa agora.
Sobre Silvia Picado
A Dra. Sílvia Picado possui graduação em Ciências Médicas pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Concluiu Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço em 2015 e obteve o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) no mesmo ano, tornando-se membro efetivo e integrante da atual comissão de marketing da SBCCP.
Em 2019, a Dra. Sílvia Picado concluiu o mestrado no programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, exerce o cargo de professora na UNILUS e é a Diretora Social da Associação Paulista de Medicina de Santos (APM Santos).
Deixe a sua opinião
ver todos