ELEIÇÕES 2024 - CUBATÃO
O cenário estimulado principal foi composto, ainda, com nomes de outros possíveis candidatos à Prefeitura de Cubatão. Dr. Paiva foi o terceiro mais citado com 10,4% das intenções de voto
da Redação BS9
11/08/2023 - sexta às 13h00
Badra Comunicação
Levantamento realizado pela Badra Pesquisas, no início da última semana, mais precisamente no dia 2 de agosto, revela que se a eleição para a Prefeitura de Cubatão fosse hoje, Cesar Nascimento seria eleito prefeito. No cenário estimulado, ele tem 21,1% das intenções de voto contra 13,7% de Toninho Vieira.
O levantamento ouviu 1.060 eleitores de Cubatão, em diferentes pontos de fluxo do município, respeitando, na amostra, a proporção para gênero, faixa etária, escolaridade e renda, presente no conjunto do eleitorado da cidade, tecnicamente chamado de universo.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O cenário estimulado principal foi composto, ainda, com nomes de outros possíveis candidatos à Prefeitura de Cubatão. Dr. Paiva foi o terceiro mais citado com 10,4% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rodrigo Alemão, com 10,2%; Cido Barbosa, com 3,3%; Paula Ravanelli, com 3,2%; e, fechando a lista, Rodrigo de Freitas, com 2,4% das menções. Indecisos somam 11,7% dos entrevistados, enquanto a opção “branco, nulo e ninguém” registra 24,1%.
Em um cenário reduzido, com apenas quatro nomes, e que contemplou um secretário da confiança do atual prefeito, o segundo colocado na eleição de 2020, um vereador com significativa densidade eleitoral e uma representante da esquerda na cidade, o resultado foi o que segue: Cesar Nascimento alcançou 22,5% das intenções. Em segundo aparece Toninho Vieira, com 15,0%, seguido de Rodrigo Alemão, com 11,1% e Paula Ravanelli, com 6,5%. Indecisos, 17% e “branco. nulo e ninguém, 27,9%. Vale lembrar que o levantamento, em nenhum momento, fez referência a qualquer candidato como sendo o possível nome a ser apoiado pelo atual prefeito.
RESPOSTA ESPONTÂNEA
Já na condição espontânea, aquela em que o entrevistado responde em quem votaria sem qualquer tipo de estímulo, os mais citados foram César Nascimento e Rodrigo Alemão, com 1,8%, cada um, das menções. Depois deles aparece Toninho Vieira, com 1,3% e Dr. Paiva, com 1,0%. Os indecisos são 66,9% e “branco nulo e ninguém”, 25,0%. Um total de 2,2% citou outros nomes.
A Pesquisa Badra de opinião percorreu, na última semana, as nove cidades que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista. Ouviu, em cada município, 1.060 moradores-eleitores. O questionário estruturado aplicado teve cerca de 15 perguntas, produzindo uma enorme gama de dados diretos e também derivados de cruzamentos entre perguntas. Para acessar o conteúdo completo, fale com a gente!
Só em 5º
Com o objetivo de identificar possível migração de votos, a Pesquisa Badra propôs um cenário estimulado que incluiu o nome do atual prefeito, Ademário, que não pode ser candidato. Nessa condição, ele aparece apenas na quinta posição, com 7,5% das intenções de voto, atrás, pela ordem, de César,Toninho Vieira, Dr. Paiva e Rodrigo Alemão.
Só 11,9% dos entrevistados responderam que com certeza votariam para prefeito, se a eleição fosse hoje, no candidato apoiado pelo atual prefeito Ademário. Na outra ponta, 47,3% do total de ouvidos pela Badra, em Cubatão, respondeu que não votariam de jeito nenhum no candidato de Ademário.
Deixe a sua opinião
ver todos