Sexta, 05 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,33

Santos

21ºC

PESQUISA BS9-BADRA

Prefeito de Miracatu tem gestão aprovada por 53,5% dos moradores-eleitores

Na Câmara Municipal, vereadores Pablo Pereira (PL) e Zezequinho Herculano (PSDB) são apontados como os de melhor desempenho no mandato atual

Redação BS9 - Exclusivo

04/03/2022 - sexta às 00h17

A administração do prefeito Vinícius do Iraque foi reprovada por apenas 37,3% dos moradores-eleitores - Arte: BS9

Depois de cumprir dois mandatos, como vereador, na Câmara Municipal de Miracatu, Vinícius do Iraque (PL), como é mais conhecido, foi eleito prefeito do município, em novembro de 2020, com 45,17% dos votos válidos, apenas 822 votos a mais que o segundo colocado, o tucano Ezigomar Pessoa.

Encerrado o primeiro ano do mandato 2021-2024, ele tem sua gestão aprovada por 53,5% dos moradores-eleitores do município, contra uma reprovação de 37,3%. Exatos 9,2% não souberam opinar. “É um prefeito jovem, que tem mostrado disposição para fazer grandes transformações em Miracatu. Próximo ao presidente Jair Bolsonaro, tem de certo modo surfado essa onda e a população vem mantendo esse clima de romance com o prefeito”, explica Maurício Juvenal, analista de dados da Badra Comunicação, instituto responsável pela realização da pesquisa.

A proximidade com o chefe do Executivo Federal é tão grande, que o irmão do presidente, Renato Bolsonaro, foi nomeado chefe de Gabinete do prefeito. “Para o município isso é muito bom, desde que, é claro, os investimentos e repasses cheguem e entregas possam ser feitas. Na prática, e apesar a aprovação, a população ainda está vivendo da esperança de quem esse bom relacionamento com o Governo Federal frutifique, uma vez que, de fato, poucas entregas concretas foram realizadas até agora”, destaca o especialista.

“Como na política o que mais se vende é esperança, Vinícius tem contato com o apoio popular e a avaliação, por conceito, demonstra isso”, afirma Maurício. A soma dos conceitos ótimo e bom chega a 43,3%, respectivamente 9,5% e 33,8%, contra 20,3% da soma de ruim (10,8%) e péssimo (9,5%). Para 34,3% dos entrevistados o governo é avaliado como regular.

O prefeito de Miracatu tem sua gestão considerada boa ou ótima por 43,3%, contra 20,3% da soma de ruim e péssimo

“Pouco mais do que 1/3 da população local aponta para uma Administração apenas regular. Conquistar a aprovação de parte desse eleitorado é importante para dar sustentação às ações, estabelecendo um clima mais global de aprovação”, argumenta o coordenador do levantamento.

Maurício justifica, por fim, que na conversa realizada com os entrevistadores, quando do retorno da atividade de campo, a frase mais ouvida foi “estamos esperando para ver. Diz que vai fazer”. “O risco é o da frustração. Isso, caso as entregas não aconteçam, de uma hora para outra vira contra o governo e a chance de reversão é nenhuma. Esperança que vira frustração é fatal na política”.

Com a palavra (ou não)
Normalmente, os políticos gostam de se pronunciar quando alguma pesquisa aponta números favoráveis. Nem que seja só para agradecer à população pela confiança. Não foi o caso, pelo jeito, do prefeito Vinícius do Iraque. O Portal BS9 - Litoral e Vale falou com a assessoria de imprensa da Prefeitura e aguardou o dia todo por uma palavra dele. Mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Vinícius do Iraque foi procurado para comentar a aprovação da população, mas não retornou - Reprodução/Facebook

Na Câmara dos Vereadores
Candidato mais bem votado na disputa por uma cadeira no Legislativo Municipal em 2020, Pablo Pereira, também do PL, à época eleito com 461 votos, é apontado pela população, na Pesquisa Badra, como o parlamentar com melhor desempenho no mandato atual. Ele foi citado nominal e espontaneamente por 46 entrevistados, o que equivale 5,8% dos entrevistados.

Em Miracatu, e pela primeira vez nessa rodada de pesquisas que contemplou municípios do Vale do Ribeira e da Baixada Santista, houve um empate, com o vereador Zezequinho Herculano, do PSDB, apenas o sétimo mais bem votado em 2020, recebendo o mesmo quantitativo de citações.

Pablo Pereira e Zezequinho Herculano foram citados, cada um, por 46 dos 800 moradores-eleitores - Arte: BS9

“Isso é muito positivo. O Poder Legislativo representa, antes de mais nada, a pluralidade de vozes, de posicionamentos. Representa a democracia representativa em sua plenitude. É legal que dois parlamentares venham concentrando a atenção positiva da população eleitora”, argumenta Maurício Juvenal.

Com a palavra
A reportagem do BS9 conversou com ambos, que não esconderam a felicidade. "Agradeço por ser lembrado pelos munícipes. Isso demonstra que estamos no caminho certo, apesar das dificuldades encontradas pela nova administração. Não ficamos só esperando pela Prefeitura e, junto dos munícipes, vamos trabalhando em favor do povo, fazendo muitas vezes além da função de vereador", declarou Pablo Pereira.

Segundo Pablo Pereira, os números do levantamento mostram que seu trabalho está no caminho certo - Reprodução/Instagram

"É um prazer imenso saber que o nosso trabalho vem sendo reconhecido pela população miracatuense. Estou no primeiro mandato e isso nos motiva ainda mais a trabalhar pelo nosso povo com afinco, firmeza e sensibilidade pra entender as necessidades da nossa população. Contem sempre comigo, o mandato é nosso! Seguiremos trabalhando com humildade e disposição pela nossa população e por essa cidade que eu tanto amo", declarou Zezequinho.

Zezequinho, que está no primeiro mandato, disse que o resultado o motiva a trabalhar mais pela cidade - Reprodução/Facebook

A pesquisa Badra entrevistou, no dia 3 de fevereiro, 800 moradores eleitores de Miracatu. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BORA VOTAR

Concurso de redação vai distribuir notebooks aos autores dos melhores textos

HORA DO VOTO

Cristina tem 64% das intenções de voto e Casa Branca 25%, aponta pesquisa Badra sobre a eleição para a Prefeitura de Mongaguá

FEITO HISTÓRICO

Se eleição fosse hoje, Cristina Wiazowski seria eleita prefeita de Mongaguá com quase 20 mil votos

2
Entre em nosso grupo