PESQUISA BS9-BADRA
Na Câmara, o vereador mais votado em novembro de 2020, é apontado como o parlamentar com melhor desempenho
Redação BS9 - Exclusivo
28/02/2022 - segunda às 00h00
O percentual de entrevistados que reprovam a gestão é maior que a soma daqueles que aprovam e dos que não souberam opinar - Arte: BS9
São 55% que reprovam e outros 33% que aprovam. Exatos 12% responderam não saber avaliar. O resumo é que o primeiro ano do mandato 2021-2024 do prefeito Gilberto Matsusue, do PSB, à frente do município de Juquiá, no Vale do Ribeira, termina com saldo negativo. Cerca de 500 votos, ou 5% dos votos válidos, garantiram sua vitória sobre o tucano Jedias. O placar foi de 3.839 contra 3.357.
A avaliação por conceito, quando o entrevistado menciona se considera o desempenho da Administração Municipal ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, confirma o cenário de reprovação. São 34,1% de ruim e péssimo, somados, contra 28,3% de bom e ótimo. Nada menos do que 33,3% dos moradores-eleitores ouvidos consideram o governo apenas regular.
“Tudo muito na mesma média. Se olharmos com total imparcialidade, como deve ser, na avaliação por conceito há um baita empate técnico, considerando os 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, da margem de erro. Isso acaba induzindo para uma ideia de ausência de governo, ou seja, as pessoas não conseguem formar uma opinião, de modo concreto, sobre a Administração. Isso, por vezes, é pior do que ser mal avaliado”, explica Maurício Juvenal, coordenador da pesquisa, e analista de dados da Badra Comunicação.
De todo modo, explica ele, quando instado a responder se aprova ou reprova, são 22% de diferença em favor da reprovação. “O governo precisa entrar no eixo. São tempos difíceis e para quem está no primeiro ano de mandato, ou melhor, não vem de uma reeleição, a pandemia sempre trás uma instabilidade, porque a máquina administrativa acaba rodando sem a mesma fluidez”, diz o especialista.
No entanto, no caso de Juquiá, o mais importante é o prefeito começar a fazer as entregas que prometeu durante a campanha, uma vez que o tempo de namoro com a população, já findou. “O segundo ano do mandato já está em curso, então é preciso promover as mudanças e melhorias que o cidadão tanto espera. Que visualizou quando concedeu o seu voto. Assim como para mostrar, para quem não votou em Gilberto, que ele tem plenas condições de comandar os destinos de Juquiá”, enfatiza.
Como faz toda vez que divulga o resultado de uma pesquisa de avaliação, o Portal BS9 abriu espaço para Gilberto Matsusue se manifestar. Mas, a exemplo de Geraldino Júnior (Ilha Comprida) e Dinamerico Peroni (Itariri), que também tiveram desempenhos negativos, o prefeito de Juquiá não se pronunciou.
Legislativo local
Ele atende pelo apelido de Gaguinho e é do mesmo partido do prefeito. Atualmente preside a Câmara de Juquiá. Fabiano dos Santos Oliveira foi o vereador mais bem votado na eleição de novembro de 2018, tem recebido 331 votos, 3% do total de votos válidos. Agora, é reconhecido pela população, segundo a Pesquisa BS9-Badra, como o parlamentar com melhor desempenho no Legislativo local.
Ele foi citado, de modo espontâneo, por 48 entrevistados, o que corresponde a 6% do total de pessoas entrevistadas. “É um parlamentar experiente, que dialoga de igual para igual com a população e que sabe o peso do Legislativo na vida da cidade. Esse perfil mais popular e amplamente conhecido, empresta visibilidade. O que aumenta a responsabilidade, ou seja, com tanta exposição, não fosse ele um bom vereador certamente não teria sido o mais citado”, explica Maurício Juvenal.
O vereador Gaguinho agradeceu à população pelo reconhecimento ao trabalho que vem fazendo e pediu saúde a Deus para seguir à disposição dos munícipes. "Vou continuar buscando recursos e emendas parlamentares para o nosso município e estar sempre junto do povo. Continuo fazendo o bem sem olhar a quem. Esse é o meu lema".
Deixe a sua opinião
ver todos