PESQUISA BS9-BADRA
Tamer Júnior é apontado, pelo segundo levantamento consecutivo, como o vereador com melhor desempenho na Câmara
Redação BS9 - Exclusivo
06/02/2022 - domingo às 00h01
Das 800 pessoas entrevistadas para este levantamento, 32,5% aprovaram a gestão de Luiz Maurício - Arte: BS9
Se a linha de cima do gráfico representa o traço de reprovação e o desenho final é de uma “boca de jacaré” abrindo, a notícia de fato não tende a ser das melhores. Na mais recente rodada da Pesquisa BS9-Badra, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), registra crescimento do seu índice de reprovação e queda no de aprovação: 53,5% contra 32,5%.
Vitorioso em novembro de 2020, em uma eleição apertada, com 29,6% dos votos válidos, mirrados 771 votos a mais que o segundo colocado, o tucano governa, desde o primeiro momento, com uma reprovação em patamar superior ao da aprovação. Na pesquisa Badra realizada em Dezembro de 2020, logo após sua vitória nas urnas, tinha uma reprovação de 46,8% contra uma aprovação de 45,7%.
“O problema é que, a cada novo levantamento, a avaliação pela população se torna pior. A vitória em 2020 foi resultado muito mais de uma estratégia de “dividir”, com o estímulo indireto à pulverização dos votos em várias candidaturas, do que propriamente um aceite ao seu governo. Todo mundo sabe disso”, argumenta Maurício Juvenal, consultor em análise de dados da Badra Comunicação.
A Pesquisa BS9-Badra ouviu, no último dia 27 de janeiro, 800 moradores-eleitores de Peruíbe. O resultado negativo é três pontos maior em comparação com o levantamento realizado pelo instituto em julho de 2021, quando o prefeito foi reprovado por 50,1% da população. Exatos 14% dos entrevistados não souberam avaliar o desempenho do tucano.
Luiz Maurício tem, somando os conceitos ótimo e bom, 24,1% das citações contra 38,6% de ruim e péssimo. Para 35% dos entrevistados suas Administração é apenas regular. “Veja que a soma de ruim e péssimo tem um resultado maior que a avaliação regular. É um cenário preocupante, mesmo faltando três anos para o término da gestão”, afirma o analista.
Preocupante, segundo ele, uma vez que o bastidor político no município anda pra lá de ouriçado. “A verdade é que o entorno do prefeito dorme e acorda pensando em quem terá sua benção, seu apoio. E, assim, a gestão não anda. Crescendo a avaliação ruim, a tendência é que muitas lideranças que apoiam hoje apoiam o prefeito, saltem do barco, o que por vezes impacta a governabilidade. Entendo que a população de Peruíbe não tem muito de positivo a esperar para os próximos anos”, destaca Maurício.
Com a palavra
Questionado sobre o resultado do levantamento, o prefeito Luiz Maurício afirmou, por meio da assessoria da Prefeitura, que sempre recebeu os números apresentados por pesquisas com humildade e maturidade.
"Tenho plena confiança no trabalho de recuperação da cidade que iniciamos em 2017 e que a população avalizou em 2020 com a primeira reeleição da história de Peruíbe", declarou.
O chefe do Executivo diz ter certeza de que chegará em 2024 com o município muito melhor do que era no início da gestão e até mesmo do que é hoje. "O foco continua sendo em melhorar Peruíbe a cada dia".
Na Câmara dos Vereadores
Não dá para dizer se ele será ou não candidato a prefeito na próxima eleição municipal, marcada para 2024, mas o vereador Tamer Júnior, do PSB, é apontado – pela segunda vez consecutiva – como o parlamentar com melhor desempenho na Câmara de Peruíbe, repetindo a boa performance obtida no levantamento anterior realizado pela Badra Comunicação.
Tamer é apontado como o de melhor desempenho por 11,3% dos entrevistados, o que representa nada menos do que 90 citações nominais e de forma espontânea. “Na pesquisa de setembro do ano passado ele foi mencionado por 15% dos entrevistados. Agora, por 11,3%, mas bem a frente do segundo mais citado. Tem, de fato, conquistado a preferência do eleitorado local”, diz o analista de dados.
Segundo Maurício, mais uma vez chama atenção o fato de 72% dos ouvidos não conseguirem avaliar o desempenho dos vereadores. “Isso representa 578 pessoas que não souberam responder ao questionamento, deixando claro que o trabalho dos vereadores se mantém distante da realidade das ruas”.
O problema, segundo ele, é estrutural e passa por uma mudança de comportamento do Poder Legislativo como um todo. “Ainda que o papel de executar seja da Prefeitura, as câmaras e os vereadores precisam, urgentemente, aproximarem o muito do que fazem do público eleitor. Legislar e fiscalizar o Executivo pressupõem, também, ações concretas que vão além da análise de documentos. É preciso escutar quem a população, que é destinatária final das ações, programas e serviços que a Prefeitura executa, sobre o seu nível de satisfação e, assim, e sobretudo por meio das comissões permanentes, trabalhar por uma cidade melhor e com mais qualidade para seus moradores”, finaliza o consultor.
Com a palavra
Satisfeito com o resultado, o vereador Tamer Júnior atendeu o Portal BS9, fazendo questão de expressar sua gratidão à população de Peruíbe pela confiança.
“E também dizer que o trabalho continua e que o meu compromisso é sempre buscar melhorias para nossa cidade, com diálogo, responsabilidade e sempre com muita humildade", disse o parlamentar, garantindo que a população pode contar com ele.
Deixe a sua opinião
ver todos